Maioria dos credores da Pescanova aceita acordo que evita liquidação

| País
Porto Canal / Agências

Vigo, Espanha, 30 abr (Lusa) - Mais de 60% dos credores financeiros e comerciais da Espanhola Pescanova deram o seu apoio ao acordo apresentado pela banca credora que evitará a liquidação da empresa pesqueira, horas antes de terminar o prazo para o acordo.

Fontes próximas à empresa confirmaram à Lusa que o plano de viabilidade supera assim o limite exigido (maioria de 51%).

Destacam que o plano tem o apoio das principais entidades financeiras credoras - entre as quais CaixaBank, BBVA, Bankia, Banco Sabadell, Banco Popular, UBI e NCG Banco - e que pode agora ser levado ao tribunal mercantil na localidade galega de Pontevedra.

Mediante este acordo a banca toma o controlo do grupo, com o Sabadell, o Popular e o CaixaBank a tornarem-se nos principais acionistas, já que controlam a maior fatia do passivo, especificamente 590 milhões de euros.

Com este acordo haverá um corte de 60% (haircut) no valor total da dívida, permitindo aos bancos credores recuperar, ainda assim, mil milhões de euros, mais 300 milhões do que no plano inicial apresentado pelos dois principais acionistas, Damm e Luxempart.

A proposta inicial da banca previa uma injeção de capital de 125 milhões de euros e a capitalização de cerca de 2.000 milhões de euros de dívida.

ASP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Euromilhões. Eis a chave que vale 42 milhões de euros

Já são conhecidos os números e estrela do sorteio 038/2024 do Euromilhões, cujo jackpot está estimado em 42 milhões de euros.

"Sortudo" português acertou em quatro números e duas estrelas do Euromilhões

Um boletim com os números e estrelas do quarto prémio do Euromilhões foi registado em Portugal. A informação foi avançada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o prémio, que saiu também a mais 17 apostadores estrangeiros, tem o valor de 2.596,40 euros.