Investimento das empresas na zona euro aumenta para 19,5% no quarto trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 30 abr (Lusa)- A taxa de investimento das empresas na zona euro aumentou no quarto trimestre de 2013, para 19,5%, face aos três meses anteriores, e o valor dos lucros das sociedades não financeiras manteve-se estável, revela o Eurostat.

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, no quarto trimestre de 2013, a taxa de investimento das empresas foi de 19,5% na zona euro, contra os 19,2% verificados no terceiro trimestre de 2013.

Já entre os 28 Estados-membros, a taxa de investimento ficou nos 19,4%, o que representa um aumento face aos 19,1% registados nos três meses anteriores.

No que respeita às sociedades não financeiras, a taxa de lucro na União Europeia aumentou para 37,4% no quarto trimestre (37,1% no terceiro trimestre), enquanto entre os países da moeda única, a taxa de lucro foi de 37,8%, um valor semelhante ao registado entre julho e setembro de 2013.

Em relação ao boletim com dados sobre o terceiro trimestre de 2013, publicado a 28 de janeiro, a taxa de investimento das empresas no terceiro trimestre foi revista em alta, de 19% para 19,2%, na zona euro e também na União Europeia, de 18,9% para 19,1%.

A taxa de lucro das empresas manteve-se praticamente inalterada, de 37,9% para 37,8%, na zona euro, e ao nível dos 28 Estados-membros, foi revista em alta ligeira, de 36,9% para 37,1%.

O Eurostat não apresenta dados por Estado-membro para este indicador.

ATF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.