Adiada segunda execução nos EUA devido a complicações com injecção letal

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 30 abr (Lusa) - Problemas na aplicação da pena de morte a um preso, que morreu de ataque cardíaco 40 minutos depois de receber a injeção letal, em Oklahoma, levaram ao adiamento de uma segunda execução no mesmo dia nos Estados Unidos.

Segundo o diário The Oklahoman, Clayton Lockett, de 38 anos, e condenado à pena capital pelo homicídio de uma jovem de 19 anos em 1999, teve uma reação quando lhe foi administrada a injeção, que continha uma combinação de fármacos nunca usada previamente no estado de Oklahoma, antes de morrer.

Era a primeira vez que se utilizava o fármaco midazolam como parte de uma injeção de três componentes em Oklahoma, e pouco depois de receber a injeção, o preso começou a sofrer convulsões.

Cerca de meia hora depois do início da execução, o diretor do estabelecimento prisional de Oklahoma, Robert Patton, anunciou o cancelamento da execução porque os medicamentos não estavam a entrar nas veias do réu, mas Lockett acabou por ser declarado morto devido a um ataque cardíaco.

Patton pediu então o adiamento até 14 dias de outra execução que estava prevista para hoje e que deveria ocorrer duas horas depois.

Esta seria a primeira execução dupla nos Estados Unidos no século XXI. A última vez que tal medida foi aplicada foi a 09 de agosto de 2000 nos Texas, e a primeira no estado de Oklahoma, em 1937.

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.