Nicolás Maduro decreta aumento de 30% do salário mínimo e pensões na Venezuela

Nicolás Maduro decreta aumento de 30% do salário mínimo e pensões na Venezuela
| Mundo
Porto Canal / Agências

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou terça-feira um aumento de 30% já a partir de 01 de maio do salário mínimo e das pensões dos venezuelanos.

"Decidi aumentar o salário mínimo nacional e as pensões em 30%, para levar o salário e as pensões a níveis de defesa necessários para a vida do nosso povo", disse.

Segundo o Presidente, o novo salário mínimo dos venezuelanos será de 4.251,78 bolívares (bs), mais 1.351 Bs que serão pagos através de senhas de alimentação, o que totaliza 5.602,78 Bs.

Na Venezuela existe um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e tem atualmente três diferentes tipos de cotação oficial para o dólar: 6,30 Bs, 10,00 Bs e 49,94 Bs, aplicados a alguns alimentos e medicamentos, turismo, e a bens não prioritários, respetivamente.

Já no mercado paralelo de divisas, o valor por cada dólar norte-americano é de cerca de 69,00 Bs, mas é proibido divulgar esta cotação localmente.

Nicolás Maduro lembrou que este ano já procedeu a aumentos de 43% do salário mínimo e prometeu voltar a avaliar a situação no último trimestre de 2014.

O Presidente falava em Caracas num encontro com grupos de trabalhadores que aplaudiram a decisão de Nicolás Maduro, enquanto o chefe de Estado aos setores empresariais do país para se unirem e impulsionarem a produção nacional.

Por outro lado, sublinhou, outro objetivo governamental é o combate à inflação.

Nos últimos 12 meses a inflação acumulada venezuelana foi de 59,3%, segundo dados do Banco Central da Venezuela.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.