Ex-director do MAI vai ser interrogado por um juiz na quarta-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 abr (lusa) - O ex-diretor geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna hoje detido por suspeitas de corrupção e participação económica em negócio será interrrogado na quarta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) indica que a investigação, dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), tem como objeto "eventuais ilegalidades relacionadas com obras efetuadas em estruturas da responsabilidade do Ministério da Administração Interna", estando em causa suspeitas de corrupção e participação económica em negócio.

Segundo a PGR, o detido será apresentado quarta-feira no TCIC, com vista a ser submetido a primeiro interrogatório judicial pelo juiz Carlos Alexandre.

A PGR refere que esta investigação foi coadjuvada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, tendo sido hoje realizadas buscas nas instalações da Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos, organismo que gere o património, infraestruturas e equipamentos do MAI.

Fonte ligada ao processo disse à Lusa que o ex-diretor detido é João Alberto Correia.

Este diretor demitiu-se daquele departamento do MAI em fevereiro último, alegando razões pessoais, mas a imprensa, na altura, avançou que estava a ser alvo de uma auditoria interna.

Entretanto, em nota hoje divulgada, o MAI informou que o ministro Miguel Macedo enviou para o Ministério Público factos "com eventual relevância criminal" relacionados com a auditoria realizada à Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIE).

"No âmbito de uma auditoria e processo de inquérito à Direcção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos - realizado pela Inspeção-Geral da Administração Interna - foi determinado, pelo ministro da Administração Interna, a remessa ao Ministério Público dos factos já apurados com eventual relevância criminal", adianta a nota.

O MAI refere ainda que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai prosseguir a auditoria, sublinhando que o processo se encontra em segredo de Justiça.

CMP/FC // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.