Médicos acusam governo de transformar esteticistas/pedicuras em profissões médicas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 abr (Lusa) -- O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos acusa o Ministério da Saúde de querer transformar "a profissão de esteticista/pedicura (podologia)" numa profissão que abrange competências médicas.

A acusação consta de um comunicado deste organismo, a propósito de uma proposta de lei que se encontra em discussão na Assembleia da República e que estabelece o regime de acesso e de exercício da profissão de podologista.

A proposta "transforma na prática a profissão de esteticista/pedicura (podologia) numa profissão de elevada diferenciação e extensão, abrangendo competências de medicina, cirurgia e anestesiologia", acusa a Ordem.

"E tudo isto com um curso teórico de apenas três anos", alerta o Conselho Regional do Norte, referindo que a proposta prevê que os podologistas passem "a desempenhar, com total autonomia técnica e científica (prevenção, diagnóstico e terapêutica), múltiplas funções de profissões que têm, todas elas, períodos de formação bem mais extensos e exigentes".

"Os médicos especialistas, entre os quais se incluem aqueles que tratam doenças dos membros inferiores, são profissionais que cumpriram uma formação pré e pós-graduada de 11 a 13 anos e cujas competências estão ampla e consistentemente definidas do ponto de vista técnico e científico", insiste.

A Ordem indica que, apesar dos podologistas serem equiparados às profissões paramédicas, "simultaneamente é-lhes conferida uma autonomia ilimitada que não existe em nenhum das restantes profissões paramédicas, tornando o alcance do diploma verdadeiramente incompreensível".

"Nesta matéria, a regulamentação da atividade de podologia só poderia ser feita por analogia com as restantes profissões paramédicas e jamais por analogia à profissão de médico", considera este organismo.

Para a Ordem, esta é "mais uma tentativa de diluir competências na área da saúde com intenções meramente economicistas, sem respeito por critérios técnico-científicos e que pode, a curto prazo, contribuir para uma deterioração acelerada da assistência prestada aos doentes".

"O Ministério da Saúde e os deputados da Assembleia da República têm o dever de clarificar esta matéria" e "de exercer o seu direito de intervenção no sentido de reformular a proposta de lei".

Também o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifesta a sua "perplexidade e preocupação perante o conteúdo" da proposta de lei.

No site do SIM lê-se que a proposta "visa, muito corretamente aliás, regulamentar o exercício de uma profissão da área da saúde que deve ter toda a dignidade como a terão todas as outras".

"Mas pretender transferir para técnicos superiores de saúde competências técnico-científicas próprias de médicos (e também de enfermagem), conferindo-lhes uma autonomia que não tem equivalente nas restantes profissões paramédicas, é um desrespeito para com estas duas classes profissionais e uma irresponsabilidade para com os doentes", lê-se no comunicado.

SMM // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.