55% das explorações agrícolas da região Centro desapareceram

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 29 abr (Lusa) - A diretora da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins, disse hoje que cerca de 55 por cento das explorações agrícolas da região Centro desapareceram nos 20 últimos anos, a maioria delas com menos de cinco hectares.

"Muita coisa mudou nos últimos 20 anos, em especial na região Centro, onde se constatou um desaparecimento de cerca de 55 por cento das explorações agrícolas, grande parte delas com uma área inferior a cinco hectares. Em contrapartida, as explorações com mais de 50 hectares aumentaram ligeiramente", informou.

Na sua intervenção na jornada sobre empreendedorismo agrícola, que decorreu durante a manhã de hoje, em Viseu, Adelina Martins destacou que também a área da vinha diminuiu 46 por cento na zona Centro.

Já em termos de área destinada a frutos e olivais, registou-se uma diminuição na ordem dos 17 por cento.

"Com a reorientação da produção, vemos que aumentaram as pastagens e a produção extensiva", acrescentou.

De acordo com a diretora da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, no distrito de Viseu foram aprovados perto de mil projetos nesta área, sendo dois terços desenvolvidos por jovens agricultores.

"Há efetivamente uma apetência para os jovens se instalarem na agricultura, especialmente em áreas tradicionalmente pouco conhecidas, como é a dos pequenos frutos ou cogumelos", evidenciou.

Na sua opinião, estes empreendedores chegam ao mundo agrícola para ganhar dinheiro, produzindo da melhor forma.

No entanto, ainda há muito a fazer em termos de organização da produção, defendeu.

A quarta conferência da iniciativa Empreendedorismo Agrícola: Cultivar o Futuro, que teve por objetivo mostrar o que há de novo na agricultura nacional, foi promovida pelo Jornal de Notícias, Diário de Notícias e Millennium bcp.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).