Metro do Porto e STCP disponíveis para alargar horário nas noites de fim de semana

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 29 abr (Lusa) -- A Metro do Porto e a STCP anunciaram hoje estar "totalmente abertas e disponíveis" para estudar o alargamento de horários nas noites de fim de semana, defendido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Em resposta escrita enviada hoje à Lusa, fonte de ambas as empresas de transportes públicos afirmou também que a Metro do Porto e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) estão igualmente disponíveis para "trabalhar em conjunto com a Câmara do Porto na implementação" do alargamento do horário.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou na semana passada, em reunião pública do executivo, desejar ver os transportes públicos a circularem na cidade 24 horas às sextas-feiras e aos sábados.

Rui Moreira, que falava a propósito do problema do estacionamento automóvel na baixa da cidade durante a noite no fim de semana, lembrou que a promoção do funcionamento noturno do metro e da STCP foi uma das questões que levantou em campanha eleitoral.

De acordo com o manifesto eleitoral do independente, a ideia é "promover o funcionamento noturno contínuo do metro nas noites de sexta-feira, sábado e vésperas de feriado, na Linha Amarela (Hospital de S. João/Gaia) e na Linha Azul (estádio do Dragão/Senhora da Hora), à semelhança do que sucede em diversas cidades europeias, promovendo, simultaneamente e em articulação com a STCP, o reforço do serviço madrugada em complemento à rede do metro".

Esta medida, "que visa a redução da sinistralidade, a redução da necessidade de policiamento noturno excessivo nos canais de saída do centro da cidade e a redução da poluição, tem como efeito um incremento geral da sustentabilidade da cidade, com efeitos também ao nível do turismo", sustenta o documento.

A mesma fonte referiu ainda que a Metro e a STCP "entendem, numa perspetiva de serviço público aos cidadãos, poder contribuir ainda mais e significativamente para a melhoria das condições de mobilidade sustentável na área metropolitana".

A STCP tem já uma rede de madrugada, sendo que nas noites de sexta-feira e sábado a procura é "muito razoável".

Já o metro "transporta cerca de três milhões de clientes por ano às sextas-feiras e sábados à noite", apesar de fechar às 01:30.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.