Câmara do Porto prevê reconstruir ruas junto ao Fluvial "até ao fim do ano"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 29 abr (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal do Porto disse na noite de segunda-feira que a reconstrução das ruas junto ao complexo desportivo do Clube Fluvial Portuense, parcialmente afetadas por aluimentos, estará "resolvida até ao fim do ano".

Rui Moreira, que falava numa sessão ordinária da Assembleia Municipal, informou que a autarquia lançará dia 15 de maio um "concurso público" para a realização das obras e adiantou que estas custarão cerca de "350 mil euros".

A questão foi à assembleia municipal pela voz do deputado social-democrata Eduardo Carqueja, o qual recordou que se registou um primeiro aluimento em 16 de abril de 2013, que teve depois uma 'réplica' no lado oposto.

Os aluimentos relacionam-se com a Ribeira da Granja, um curso de água subterrâneo e entubado que atravessa aquele local.

Eduardo Carqueja realçou que o problema está há "longos meses numa situação estática", o que representa "prejuízo para a adequada fluidez de trânsito" e também para a população.

O eleito afirmou estar-se face a uma "aparente inércia", mas Rui Moreira procurou tranquilizá-lo informando que a solução para o problema está a caminho.

Segundo disse o autarca, o problema revelou-se, afinal, mais difícil do que parecia e, além disso, não é sequer caso único.

"Temos vários problemas em várias galerias" subterrâneas do Porto, as quais "apresentam hoje algumas fragilidades", adiantou Rui Moreira, recordando o aluimento que ocorreu na Rua de Mouzinho da Silveira, em pleno centro histórico, em outubro passado, cerca de um mês após ter sido eleito presidente da Câmara.

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.