PAN foi à cadeia do Linhó apelar contra a abstenção

| Política
Porto Canal

O cabeça de lista do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN), Orlando Figueiredo, apelou hoje à participação nas próximas eleições europeias de 25 de maio junto de três dezenas de reclusos no Estabelecimento Prisional do Linhó.

"Vamos colocar o nosso programa político online, para o partilhar com o mundo, mas também quisemos discutir as principais propostas com aqueles que costumam estar mais esquecidos", explicou Orlando Figueiredo, à saída da visita à cadeia do Linhó, concelho de Cascais, onde apelou à participação eleitoral independentemente da votação no PAN.

O docente que lidera a lista do PAN nas próximas europeias adiantou que alguns reclusos "não sabiam que têm direito a votar", após o cumprimento de algumas formalidades, e solicitou à direção do estabelecimento prisional para disponibilizar os programas de outras candidaturas, "para que possam ser comparadas" as propostas a sufrágio.

A principal proposta discutida passou pelo Rendimento Básico Incondicional (RBI), um pagamento que o PAN defende para todos os cidadãos europeus, pelo seu "direito de cidadania". A medida visa substituir todas as prestações sociais e benefícios fiscais existentes (exceto pensões de reforma).

O montante, sem depender de níveis de rendimento ou estado civil, terá de ser articulado "com o fim da economia da dívida e com a redução do horário de trabalho", notou Orlando Figueiredo. A imposição de regras apertadas sobre o setor bancário, pondo fim à "criação artificial de moeda", e a substituição do crescimento económico baseado no Produto Interno Bruto (PIB) pelo indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), com vista ao desenvolvimento e ao progresso.

O interesse dos reclusos, a maioria jovem, foi além das questões económicas: "Curiosamente, foram eles que quiseram discutir as questões animalistas", revelou o candidato do PAN.

No seu programa para "reestruturar a Europa", o PAN defende um aumento da proteção legal para os animais, com a proibição da sua utilização em espetáculos, e a eliminação dos apoios da Política Agrícola Comum (PAC) à atividade pecuária intensiva.

Na apresentação de Orlando Figueiredo, no início de abril, o presidente do PAN, Paulo Borges, considerou que a eleição do seu candidato para o Parlamento Europeu "fará verdadeiramente a diferença e será uma voz e um braço de transição urgente da velha Europa para o Mundo novo".

O PAN tem programada, para a próxima semana, mais uma sessão de esclarecimento "simbólica" no Estabelecimento Prisional de Coimbra. As eleições europeias decorrem a 25 de maio.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.