Covid-19: Mais um óbito e 90 novos casos positivos em Cabo Verde em 24 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Praia, 22 out 2020 (Lusa) -- Cabo Verde contabilizou mais uma morte por covid-19, chegando aos 91 óbitos por causa da doença no país, que registou mais 90 novos casos positivos, aumentando o acumulado para 8.122 infeções desde 19 de março, foi hoje anunciado.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social de Cabo Verde informou em comunicado que nas últimas 24 horas os laboratórios de virologia do país analisaram 652 amostras, tendo encontrado 90 novos casos positivos para a covid-19.

A maioria dos casos foi diagnosticado na cidade da Praia (55), na ilha de Santiago, cujos outros municípios também têm novos casos, designadamente Santa Catarina (6), São Lourenço dos Órgãos (3), São Salvador do Mundo, São Miguel e Santa Cruz, com um cada.

Os restantes casos foram contabilizados no concelho de São Filipe, na ilha do Fogo (15), em São Vicente (7) e no Paul (1), na ilha de Santo Antão.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registaram mais uma morte, que ocorreu no concelho do Tarrafal de Santiago, passando o país a ter agora 91 mortes associadas à covid-19.

As autoridades de saúde cabo-verdianas também deram alta a mais 105 pessoas, aumentando para 6.940 os casos considerados recuperados da doença.

O país chegou agora aos 8.122 casos positivos acumulados desde 19 de março, mantém os dois transferidos e tem neste momento 1.089 casos ativos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 40.493 mortos confirmados em mais de 1,6 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Angola regista 255 óbitos e 8.338 casos, seguindo-se Cabo Verde (91 mortos e 8.122 casos), Guiné Equatorial (83 mortos e 5.074 casos), Moçambique (81 mortos e 11.559 casos), Guiné-Bissau (41 mortos e 2.403 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 935 casos).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

RIPE // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.