Morreu Vasco Graça Moura

| País
Porto Canal

O escritor e tradutor Vasco Graça Moura, de 72 anos, faleceu ao fim da manhã de hoje em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do Centro Culural de Belém (CCB).

De acordo com a mesma fonte, o escritor, que era presidente do CCB desde janeiro de 2012, faleceu de doença prolongada cerca do meio-dia de hoje, no Hospital da Luz.

Romancista, poeta, ensaísta, tradutor, ex-deputado e ex-secretário de Estado, Vasco Graça Moura foi alvo de várias homenagens este ano, nomeadamente pela Fundação Gulbenkian.

Nasceu no Porto, em 1942, licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, deixando de exercer advocacia na década de 1980.

Recebeu o Prémio Pessoa e o Prémio Vergílio Ferreira, e era uma das vozes mais críticas do acordo ortográfico.

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

Buscas por “possível queda de meteorito” em Castro Daire encontram-se suspensas

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse esta madrugada à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã.

O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?

Os meteoros são pequenos fragmentos rochosos que se deslocam no espaço a uma velocidade entre os 10 a 40 quilómetros por segundo.