Obama acusa Rússia de não "levantar um dedo" para acabar crise na Ucrânia

Obama acusa Rússia de não "levantar um dedo" para acabar crise na Ucrânia
| Mundo
Porto Canal

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje que as novas sanções internacionais que poderão ser impostas à Rússia visam travar as suas "provocações" no Leste da Ucrânia.

"É importante para nós dar passos mais largos enviando uma mensagem para a Rússia de que este tipo de atividades de desestabilização que estão a ocorrer na Ucrânia tem de parar", afirmou Obama numa conferência de imprensa na Malásia.

Obama acusou a Rússia de não ter "levantado um dedo" para ajudar a solucionar a crise dos rebeldes pró-russos no Leste da Ucrânia.

Durante uma conferência de imprensa em Kuala Lumpur, o Presidente dos EUA reiterou que as novas sanções que estuda aprovar na próxima semana, juntamente com os parceiros da União Europeia, têm como objetivo recordar à Rússia que a crise deve acabar.

Barack Obama recordou ao homólogo russo, Vladimir Putin, que se encontra "isolado" e que a chave do problema passa por "respeitar a integridade territorial" da Ucrânia, ameaçada por grupos pró-russos e que não é uma nova "Guerra Fria".

A Ucrânia, a Rússia, os Estados Unidos e a União Europeia alcançaram na semana passada em Genebra um acordo que obriga a desarmar as milícias irregulares pró-russas e a desocupar as sedes oficiais.

No entanto, as milícias pró-russas insistem em que devem ser antes desarmados os grupos ultranacionalistas do ocidente.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.