Guimarães 2012 apresenta balanço em julho e últimos momentos de programação

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 20 jun (Lusa) - Guimarães2012 - Capital Europeia da Cultura (CEC), vai ter no início de julho um novo momento de destaque com o fechar de algumas propostas culturais e a realização de uma conferência internacional.

Este fôlego final da CEC, a ser apresentada em conferência de imprensa na próxima quarta-feira, divide-se, segundo o seu diretor executivo Carlos Martins, "em três níveis fundamentais": a conclusão do programa cultural, o balanço documental de 2012 e a realização de uma conferência com propostas para a relação entre as médias cidades europeias e a cultura.

Entre o "conjunto de atividades que ainda são programa cultural", Carlos Martins destaca "os últimos filmes que foram produzidos, os catálogos das exposições e um conjunto de ações de rua que regressam a alguns espaços que foram programados durante a CEC".

No segundo nível está o devolver "à cidade, ao país e à Europa, um conjunto de reflexões e de documento do próprio processo da CEC" e, segundo Carlos Martins, "nunca uma Capital da Cultura deixou suportes documentais tão organizados como vamos deixar".

Para memória futura ficará um Repositório Digital interativo, com todo o material produzido para os diversos eventos, vários livros sobre os processos de criação e os estudos de impacto da Universidade do Minho, que a 04 de julho apresentará os resultados preliminares sobre comércio, turismo, sistema criativo, economia e públicos.

"Genericamente confirmam o salto qualitativo e quantitativo em termos de resultados em Guimarães quer na área cultural, quer na área económica", avança Carlos Martins.

Será ainda editado um novo guia turístico de Guimarães, que integram os novos espaços edificados e requalificados durante a CEC, e vão ser apresentados quatro documentários de 50 minutos cada sobre os quatro tempos em que se dividiu a programação de Guimarães2012.

O último deste "três níveis" é a realização de uma conferência internacional, em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a secretaria de Estado da Cultura, "já não sobre Guimarães, mas sobre as cidades europeias de pequena e média dimensão e o papel da cultura no próximo ciclo comunitário de apoio", explica Carlos Martins.

Participarão na conferência muitas cidades que vão ou pretendem ser CEC e o objetivo, diz o diretor executivo de Guimarães 2012, "é deixar um documento final que é, no fundo, contributo de uma média cidade europeia para as políticas públicas, quer de âmbito regional, nacional, mas sobretudo europeu, neste tema da cultura e das cidades".

A conferência, a decorrer a 5 e 6 de julho, desdobra-se em quatro eixos temáticos: "cultura e território", "cultura e economia", "cultura e educação" e "cultura e cidadania". No dia 6, haverá também uma mesa redonda refletirá sobre a componente artística do programa da CEC.

Já no próximo fim de semana, vai decorrer a "Festa dos dias cheios", um programa de encerramento do Serviço Educativo que inclui exposições, oficinas artísticas e diversos espetáculos.

Este programa, para toda a família, arranca no dia 21 com a reposição de "Catabrisa" de Joana Providência, Gémeo Luís e Eugénio Roda, haverá ainda "Histórias em Viagem", para maiores de 55 anos e oficinas como a "Oficina Paraíso - Poesia temporária", onde os participantes são convidados a construir poemas a partir de recortes.

DP/JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).