25 Abril: Comemorações em Sabrosa deram lugar a protesto contra encerramentos

| Política
Porto Canal / Agências

Sabrosa, 25 abr (Lusa) -- Cerca de 200 pessoas interromperam hoje as comemorações do 25 de Abril, em Sabrosa, no distrito de Vila Real, num protesto contra o encerramento de serviços públicos num concelho, que viu fechar o tribunal, temendo-se o mesmo acontela às finanças.

Mal a banda de música de Sabrosa acabou de tocar, os manifestantes, muitos dos quais empunhavam cravos vermelhos e negros, avançaram para perto da porta de entrada da Câmara Municipal (de maioria PS), onde estava a decorrer a cerimónia oficial das comemorações dos 40 anos da revolução.

Nas mãos levavam ainda cartazes onde se podia ler palavras de ordem como "passos largos para o deserto", "contra a morte do interior" ou o "povo constrói e o Governo destrói".

O boicote ao protocolo foi pacífico e os impulsionadores do recém-criado "Movimento Pelo Concelho de Sabrosa e Pelos Valores de Abril" aproveitaram o microfone para lançarem duras críticas ao Governo PSD/CDS-PP.

"É preciso alterar o futuro que nos querem impor. Depois de fechar o tribunal seguem-se as finanças, a segurança social e depois será o próprio município. Sabrosa corre o risco de se transformar num dormitório", afirmou José Adelino, porta-voz do movimento.

A comarca de Sabrosa está na lista de encerramentos anunciada para 01 de setembro pelo Ministério da Justiça e, no concelho, teme-se que também as repartições de finanças fechem as portas.

Há 40 anos Flávio Mota estava no Largo do Carmo, em Lisboa, onde viveu e sentiu a revolução. Hoje, em Sabrosa, diz que "a única coisa que atualmente está bem é poder estar a falar" e que o "resto está tudo mal".

"Estou aqui para lutar pelos nossos interesses e pelo roubo que me fizeram à reforma", salientou.

Flávio Mota referiu que esta "terra de muita gente idosa e pouca gente nova" vai ficar muito prejudicada com o encerramento dos serviços, até porque não há "dinheiro para pagar um táxi" para ir a Vila Real, à sede de distrito.

Celeste Marques é um dos rostos femininos do movimento e fez questão de salientar que as mulheres de Sabrosa estão de luto porque não querem que os seus maridos e filhos emigrem.

De "mulher para mulher", Celeste Marques desafiou a ministra da Justiça a vir ao interior conhecer a realidade local, as aldeias distantes da sede de concelho ou a viajar pelas suas estradas estreitas e sinuosas.

Suzete Chaves associou-se ao protesto mais por causa dos muitos idosos que vivem no concelho. "Nós, mais jovens, através da internet conseguimos fazer quase tudo, mas a população mais envelhecida precisa destes serviços porque também não tem como se deslocar a outros sítios para fazer as suas coisas", acrescentou.

O presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques (PS), disse estar ao lado da população.

"O que acabamos aqui de assistir é precisamente uma celebração a Abril, é o povo, de forma cívica e ordeira, poder vir reivindicar, poder vir afirmar e denunciar as injustiças de que está a ser vítima por estas políticas de uma austeridade militante", salientou o autarca.

José Marques acredita que as políticas do Governo vão fazer com que as populações fiquem "efetivamente marginalizadas no acesso a determinado tipo de serviços, pelo distanciamento que tudo isto cria, nomeadamente na questão da justiça".

"Isto é profundamente grave", sublinhou o autarca, que promete avançar com uma providência cautelar por ação popular contra o encerramento do tribunal.

PLI // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.