41 alunos infetados por Covid-19 na Universidade do Porto

| Norte
Porto Canal

41 alunos da Universidade do Porto estão infetados por Covid-19, apurou o Porto Canal, esta quinta-feira. O Porto Canal sabe que na origem das infeções estará um convívio ilegal fora das instalações da universidade.

(em atualização)

A instituição de ensino considerou os contágios de baixo risco, no entanto os alunos infetados e não infetados que co-habitam na mesma residência encontram-se em isolamento.

À Lusa, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) avançou que o rastreio foi iniciado depois de um aluno do programa ERASMUS da Universidade ter testado positivo.

Em resposta à agência Lusa, a ARS-N explicou hoje que, no sábado, a autoridade de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Porto Oriental teve conhecimento de que um estudante do programa ERASMUS [de mobilidade académica entre estudantes de todo o mundo] da Universidade do Porto (U.Porto) testou positivo para a covid-19.

Depois de "efetuada a investigação epidemiológica", foram rastreados os contactos do aluno e identificados, até ao momento, 49 casos positivos associados a este surto, acrescentou a ARS-N.

Segundo a ARS-Norte, o processo está a ser acompanhado pelas autoridades de saúde, em articulação com "os responsáveis das Instituições de Ensino".

À Lusa, o gabinete de comunicação da U. Porto afirmou que "cerca de 40 estudantes" testaram positivo e que outros estudantes da U.Porto que estiveram em contacto com os infetados estão em isolamento profilático.

"O surto não surgiu no contexto da universidade", garantiu o gabinete de comunicação, acrescentando que as entidades de saúde estão a monitorizar a situação.

Contactado pela Lusa, o Instituto Politécnico do Porto não quis comentar a situação, afirmando não ter recebido "qualquer contacto por parte das autoridades de saúde".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e sete mil mortos e mais de 36,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.050 pessoas dos 82.534 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.