Nicolás Maduro regressa à Venezuela após visita a Itália, Portugal e França

| Política
Porto Canal / Agências

Caracas, 20 jun (Lusa) -- O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, regressou hoje à Venezuela após um périplo de quatro dias por Itália, Portugal e França, para cumprir uma agenda política e comercial.

Maduro chegou às 22:55 (04:30 de quinta-feira em Lisboa), ao aeroporto de Maiquetía, que serve Caracas, onde foi recebido pelo vice-presidente, Jorge Arreaza, informou a VTV. O canal público de televisão mostrou imagens do momento da chegada de Maduro, que não prestou declarações.

Durante a visita a França encontrou-se com o Presidente François Hollande, com quem anunciou a vontade de ambos os países de estabelecer uma "aliança estratégica" antes do fim do ano.

Maduro aproveitou a ocasião para solicitar "ajuda" a França para enfrentar "o grande desafio do desenvolvimento industrial e tecnológico" na Venezuela.

Nos dias anteriores, o Presidente venezuelano visitou Portugal, onde deu um novo impulso às relações bilaterais para as colocar num nível "mais alto", firmando acordos no valor de 5.000 milhões de euros.

Em Itália, Maduro reuniu com o papa Francisco e encontrou-se com membros do Partido Comunista italiano. Também recebeu um reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por a Venezuela ter conseguido atingir os objetivos do "Desafio Fome Zero" com dois anos de antecedência.

FV // FV

Lusa/ fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.