Apple vende mais iPhones do que esperado e resultados superam previsões

| Mundo
Porto Canal / Agências

O grupo informático Apple vendeu mais aparelhos iPhone no primeiro trimestre deste ano e cedeu à pressão para aumentar a remuneração dos acionistas, informou hoje a empresa durante a divulgação dos resultados trimestrais.

Nos três primeiros meses do ano, que corresponde ao segundo trimestre do seu exercício contabilístico, a 'marca da maçã' vendeu 43,71 milhões de aparelhos, mais 14% do que há um ano e acima dos 38,2 milhões esperados pelos analistas.

Estes números são a resposta do grupo aos detratores que o acusavam de ter perdido o encanto, mas não esclareceu se se devem à sua parceria com o maior operador de telecomunicações chinês, China Mobile, que começou a vender a sua gama de smartphones em janeiro.

Já as vendas do iPad, a sua gama de tabletes eletrónicas, baixaram 13% em termos homólogos, para 16,35 milhões de unidades, conforme o comunicado.

No total, a faturação aumentou 04% para 45,64 mil milhões de dólares (33 mil milhões de euros), acima dos esperados 43,53 mil milhões de dólares, o que a verificar-se seria o primeiro recuo trimestral das vendas em 11 anos.

O lucro aumentou 7,1%, para os 10,2 mil milhões de dólares.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.