Covid-19: Visitas e saídas na prisão de Chaves continuam suspensas até à próxima semana

Covid-19: Visitas e saídas na prisão de Chaves continuam suspensas até à próxima semana
| Norte
Porto Canal com Lusa

As visitas e as saídas ao exterior na prisão de Chaves continuam suspensas até ao início da próxima semana, apesar de não haver novas infeções, após se registarem 11 casos de covid-19, adiantou hoje fonte dos serviços prisionais.

“Por precaução e indicação da autoridade de saúde, o estabelecimento prisional permanecerá ainda sem visitas e sem saídas ao exterior até ao início da próxima semana”, explicou à Lusa a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Em 17 de setembro, a DGRSP confirmou que o Estabelecimento Prisional de Chaves, no distrito de Vila Real, tinha 11 casos ativos de covid-19, seis dos quais trabalhadores, que estão em isolamento em casa, e cinco reclusos, que estão internados no Estabelecimento Prisional do Porto.

“Conforme o protocolado, e em articulação com as autoridades de saúde, os cinco reclusos foram internados nos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional do Porto, que está preparado para receber doentes covid-19, e os trabalhadores permanecem nos seus domicílios”, acrescentava a nota.

Na resposta por escrito enviada hoje à Lusa, a DGRSP acrescentou ainda que já foram realizados novos testes a todos os trabalhadores e reclusos do Estabelecimento Prisional de Chaves que “haviam tido testes negativos, tendo todos os resultados sido novamente negativos”.

Os 11 casos ativos de covid-19, seis trabalhadores e cinco reclusos, “encontram-se em isolamento e acompanhamento médico e a aguardar indicação das autoridades de saúde para realização dos testes de cura”, acrescenta.

A DGRSP refere ainda que todos os reclusos infetados com o novo coronavírus permanecem assintomáticos.

Em 13 de setembro, dois trabalhadores civis e um guarda prisional do Estabelecimento Prisional de Chaves testaram positivo para o novo coronavírus. Após testes a todos os trabalhadores e reclusos, conhecidos em 15 de setembro, registaram-se testes positivos em mais três trabalhadores, um civil e dois guardas prisionais, e em cinco reclusos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública (USP) do Alto Tâmega e Barroso publicado na quarta-feira, há 40 infetados no concelho de Chaves, 28 pessoas a aguardar resultado laboratorial e 42 em vigilância ativa.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 971.677 mortos e mais de 31,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.928 pessoas dos 70.465 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.