Estaleiros: Empordef diz que parte do espólio fica em Viana mas aguarda proposta

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 22 abr (Lusa) - A Empordef garantiu hoje que parte do espólio dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai ficar na cidade mas ainda aguarda por uma proposta formal da Câmara sobre "como será tratado" esse material.

De acordo com o esclarecimento feito à Lusa por fonte oficial da holding pública das indústrias de Defesa, que tutela os estaleiros navais, "há vários meses" que foi solicitada à Câmara de Viana uma "solução" para o espólio a ceder, nomeadamente "como será tratado, exposto e a sua finalidade".

"Até hoje essa solução não foi apresentada. Foi também solicitada, há duas semanas, uma reunião com a autarquia, mas o senhor presidente da Câmara só tinha agenda para o final do mês", disse a mesma fonte, recordando que além do município, "várias outras entidades" demonstraram interesse neste espólio histórico, face à liquidação dos estaleiros.

"Mas parte do espólio da empresa ficará em Viana do Castelo", disse a mesma fonte.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo classificou hoje como um "roubo" o anúncio da transferência de parte de material para Ílhavo, garantindo que "tudo fará" para manter a "memória" da empresa pública na cidade.

"Nós não vamos permitir que a cidade seja roubada ou espoliada. Já nos bastou a forma como o senhor ministro tratou a cidade e os trabalhadores dos estaleiros, não vamos permitir que este dossiê seja tratado dessa forma. Tudo faremos para impedir que o espólio seja delapidado de Viana do Castelo", afirmou José Maria Costa.

O autarca socialista reagia à assinatura de um protocolo entre os ENVC e a Câmara de Ílhavo, na segunda-feira, envolvendo a cedência temporária de parte do espólio físico e documental da empresa pública para fins culturais e científicos.

Rubricado na presença do ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, o protocolo prevê que o espólio dos ENVC fique depositado no Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), incluindo documentação e maquetas de navios da pesca do bacalhau.

Além do MMI, também o Museu da Marinha já demonstrou interesse em receber parte do espólio dos estaleiros, nomeadamente sobre a construção de navios militares em Viana do Castelo.

Já segundo José Maria Costa, desde janeiro de 2013 que o município de Viana do Castelo está a negociar com a Empordef a constituição na cidade de um museu próprio, dedicado à empresa.

"Não sei se esta informação que foi transmitida pelo senhor ministro é um ato provocatório à cidade de Viana do Castelo - e penso que o senhor ministro não ganha nada com isso - ou se é uma leitura enviesada do que estava a ser negociado com a Empordef", sustentou o autarca.

Reforçou que o compromisso do Estado é no sentido de manter este espólio na cidade e assegura que até já existe uma minuta de protocolo preparada pelo município para oficializar a cedência deste material, estando a assinatura do acordo prevista para o final deste mês.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do Ministério da Defesa Nacional escusou-se a comentar estas declarações, admitindo apenas "algum desleixo" do presidente Câmara de Viana do Castelo - duro crítico do processo de encerramento da empresa pública - na apresentação de uma proposta para receção deste espólio.

Fundados a 04 de junho 1944, os ENVC estão atualmente em processo de encerramento e subconcessão dos terrenos e infraestruturas ao grupo Martifer.

PVJ (JYDN)

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.