Fundação Bienal de Cerveira representa Portugal em conferência internacional

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, 15 set 2020 (Lusa)- A Fundação que organiza a Bienal de Arte de Vila Nova Cerveira é a instituição portuguesa escolhida para representar Portugal na conferência internacional "The Best in Heritage 2020", foi hoje divulgado.

Em comunicado, hoje enviado às redações, a fundação explica que aquela conferência, distingue "as melhores práticas em museus, património e conservação a nível mundial", decorrendo a sua 19.ª edição este mês, em formato digital, após o cancelamento, pela organização, do encontro presencial em Dubrovnik, na Croácia.

Segundo a Fundação da Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), o projeto "The Best in Heritage", que tem como principal parceiro o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e a Europa Nostra, "apresenta ao público uma série de 42 entrevistas 'online' com os representantes das instituições premiadas a nível mundial em 2019".

"O objetivo consiste na partilha de conhecimento junto da comunidade profissional e público em geral, a partir de casos de sucesso no que toca à preservação e comunicação do património cultural", sustenta o comunicado.

A FBAC está a representar Portugal na sequência da atribuição do Prémio de Melhor Museu de 2019, pela Associação Portuguesa de Museologia (APM).

A participação portuguesa prevê "um depoimento do presidente da FBAC, Fernando Nogueira, e de uma entrevista sobre o passado, o presente e o futuro da bienal de arte mais antiga do país e do seu museu".

"É uma honra termos sidos escolhidos, a nível nacional, para dar a conhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver em Vila Nova de Cerveira em prol da cultura e das artes", refere o presidente da FBAC, citado naquela nota.

Fernando Nogueira, que é também presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, adiantou que o prémio, atribuído em 2019, "reforça e sublinha não só a excelência de um percurso estabelecido em conjunto há mais de 40 anos, mas também o facto de [a bienal ser] um importante caso de estudo em Portugal de como o investimento em projetos culturais pode resultar no desenvolvimento social, cultural e económico de um território".

A XXI Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira está a decorrer desde julho, até dezembro, com mais de 350 obras criadas por 370 artistas de 38 países.

O programa da edição de 2020 integra uma exposição do concurso internacional e artistas convidados, onze projetos curatoriais, intervenções artísticas, conferências, conversas e visitas guiadas, entre outras iniciativas.

Este ano, na sequência da pandemia de covid-19, a bienal, com o tema "Diversidade-Investigação. O Complexo Espaço da Comunicação pela Arte", decorre "num formato duplo incluindo, pela primeira vez, uma edição digital, que permitirá ao público a visita virtual" ao evento, "a partir de qualquer parte do mundo".

A conferência internacional está a decorrer até final do mês, altura em que o júri, composto por seis moderadores e dois vencedores do ano passado, votará em dois projetos de influência nas categorias "Best in Heritage" e "IMAGINES 2020".

O programa pode ser acompanhado, gratuitamente, no canal do Youtube do "The Best in Heritage" e na página oficial do evento.

ABC // MAG

Lussa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.