Info

Câmara de Amarante entrega Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso a Eduardo Batarda

| Norte
Porto Canal com Lusa

Amarante, Porto, 12 set 2020 (Lusa) - A Câmara de Amarante vai entregar hoje, nos Paços do Concelho, em sessão solene, o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, este ano conquistado pelo artista plástico Eduardo Batarda.

Na cerimónia, marcada para as 16:00, nos Paços do Concelho, serão também distinguidos Isabel Carvalho, com o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, e Isaque Pinheiro, com o Prémio de Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca-Museu.

A atribuição do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso foi decidida, por unanimidade, pelo júri presidido por Raquel Henriques da Silva.

"Em consequência, o município de Amarante fará a aquisição de uma ou mais obras de Eduardo Batarda, até ao montante máximo de 25 mil euros, sendo ainda o artista convidado a realizar uma exposição das suas obras no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso", informa a autarquia.

Eduardo Batarda nasceu em 1943, em Coimbra, formou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e expôs pela primeira vez em 1966.

Com periodicidade bienal, o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, que cumpre este ano a sua 12.ª edição, subdivide-se em três categorias: Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e Prémio de Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca-Museu.

Desde 1997, quando o município retomou atribuição do Grande Prémio, foram vários os artistas consagrados, nomeadamente Fernando Lanhas (1997), Fernando Azevedo (1999), Costa Pinheiro (2001), Júlio Pomar (2003), Nikias Skapinakis (2005), Ângelo de Sousa (2007), João Vieira (2009), António Sena (2011), Paula Rego (2013), Alberto Carneiro (2015), Jorge Pinheiro (2017) e Eduardo Batarda (2019).

APM // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Autoridade de Trabalho de Guimarães com um infetado por Covid-19 e 10 trabalhadores isolados

Uma trabalhadora da delegação de Guimarães da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) testou positivo para a covid-19 e outros 10 foram colocados em isolamento profilático, anunciou hoje fonte daquele organismo.

Idoso morre infetado por Covid-19 no Lar de S.Torcato em Guimarães

Um idoso de 87 anos, utente do Lar de S. Torcato,em Guimarães, faleceu esta terça-feira, no Hospital de Guimarães, apurou o Porto Canal. É a segunda vítima mortal desde que o surto de Covid-19 foi identificado na instituição, a 11 de setembro de 2020.

PSP detém 15 pessoas por tráfico de droga no bairro da Pasteleira no Porto

A PSP do Porto deteve hoje 15 pessoas suspeitas de tráfico de droga numa operação de “grande envergadura” que decorreu no bairro da Pasteleira Nova, no Porto, disse fonte policial.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.