Parlamento vai reanalisar calendário de transposição de diretiva sobre serviços audiovisuais

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 set 2020 (Lusa) - A presidente da comissão parlamentar de Cultura, Ana Paula Vitorino, anunciou hoje que o calendário de transposição da diretiva europeia, que regulamenta a atividade de serviços de televisão e audiovisuais a pedido, vai ser reanalisado na próxima semana.

Em causa está a transposição de uma diretiva europeia, de 2018, que tem como objetivo regulamentar, entre os Estados-membros, a atividade dos serviços de televisão e dos serviços audiovisuais a pedido, conhecidos como VOD ('video on demand'), como as plataformas Neflix, HBO e Amazon.

A transposição teria como data limite o dia 19 de setembro, mas a Comissão Europeia já admitiu a possibilidade de alargamento desse prazo, até ao final do ano, tendo em conta os atrasos decorrentes da resposta à pandemia de covid-19.

Só no passado dia 07 de julho, a Comissão Europeia publicou as orientações de aplicação da diretiva.

Em julho, o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, em declarações à agência Lusa, apontara já o alargamento do prazo para o final do ano, aproveitando "uma tolerância europeia neste momento face à situação pandémica", e recordando que, em janeiro, Portugal inicia a presidência rotativa da União Europeia.

A proposta de lei que transpõe a diretiva foi aprovada pelo Parlamento português, na generalidade, a 10 de julho, e o prazo legal de consulta pública, para a apresentação de contributos de entidades e associações envolvidas na matéria, terminou em 31 de julho.

O processo legislativo foi retomado na quarta-feira, depois das férias parlamentares, e visa a forma final da lei, que materializará a transposição.

O anúncio do adiamento foi feito hoje pela presidente da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, Ana Paula Vitorino, durante a audição de associações profissonais do setor, no parlamento, que apontaram a exiguidade do tempo de debate, para concretização do processo legislativo.

Ana Paula Vitorino sustentou a revisão do calendário com o facto de a proposta de diploma ir "além da diretiva", pelo impacto que traz aos setores do cinema, do audiovisual e da comunicação social, sobretudo através da televisão.

"A reavaliação do calendário" será feita na próxima terça-feira, 08 de setembro, em nova reunião da Comissão de Cultura e Comunicação.

Na audição de hoje, sobre a proposta de diploma, estão a ser ouvidos representantes da Plataforma do Cinema, a Associação de Produtores de Cinema e Audiovisual, a Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisuais, a Associação de Produtores Independentes de Televisão e a Associação Portuguesa de Realizadores e Argumentistas de Ficção e dos Produtores de Cinema Independente Associados.

A Plataforma do Cinema reúne representantes das agência Portugal Film e da Agência da Curta Metragem, a Associação pelo Documentário, a Associação Portuguesa de Realizadores, o Sindicato dos Músicos, dos Trabalhadores do Espectáculo e do Audiovisual (Cena-STE), os festivais Curtas Vila do Conde, Doclisboa, IndieLisboa, Monstra, Queer Lisboa e Porto/Post/Doc e Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual.

A discussão incide sobre a apreciação na especialidade da proposta de lei n.º 44/XIV/1.ª, que transpõe a Diretiva 2018/1808, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de novembro de 2018.

MAG (SS) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.