Coreia do Sul e Estados Unidos conluiram manobras militares

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 18 abr (Lusa) -- A Coreia do Sul e os Estados Unidos colocar hoje fim às manobras militares Foal Eeagle depois de quase dois meses de exercícios de combate que fizeram aumentar a tensão na península coreana, revelou o Ministério da Defesa de Seul.

Os exercícios destinam-se a aumentar a preparação de ambos os países face às ameaças da Coreia do Norte, tiveram início a 24 de fevereiro e contaram com a participação de 200.000 militares da Coreia do Sul e de 7.500 dos Estados Unidos.

As manobras incluíram ações com fins dissuasores como a simulação de combate "key Resolve" com a participação de 12.500 soldados, 10.000 dos quais da Coreia do Sul e o maior exercício de desembarque até agora realizado por ambos os países, denominado "Ssangyong".

Pyongyang considerou as manobras como ações preparatórias de uma guerra com invasão do seu território além de as apelidar de provocatórias, tendo ameaçado novos testes nucleares semelhantes aos realizados em 2006, 2009 e 2013.

Apesar da tensão na península, comum aquando da realização de exercícios anuais entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, os dois países agendaram para este mês ainda a realização de mais um exercício, o "Max Thunder", onde vão participar aviões de combate e cerca de 1.400 pilotos.

Os Estados Unidos possuem bases na Coreia do Sul onde estão estacionados 28.500 militares.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Insólito. Mulher filmada a dormir no compartimento de bagagem de um avião

O caso insólito ocorreu num voo da companhia aérea Southwest Airlines, com sede nos Estados Unidos da América, e o vídeo do momento já soma milhões de visualizações. A mulher foi filmada no interior de um compartimento de bagagem do avião.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.