Câmara de Matosinhos pede abertura de inquérito a nova descarga da Petrogal na praia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 01 set 2020 (Lusa) - A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos pediu, numa carta dirigida ao ministro do Ambiente, a abertura de um inquérito aos procedimentos de segurança da refinaria da Petrogal, após nova descarga na praia, em agosto.

"A pretexto deste novo incidente [descarga], dirijo a V.Exa um pedido de abertura de inquérito por parte da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território relativamente aos procedimentos de segurança conduzidos pela empresa para que estes acontecimentos não ocorram com a frequência dos últimos anos", refere a missiva assinada por Luísa Salgueiro, endereçada a Matos Fernandes.

A autarca abordou hoje este tema na reunião pública do executivo municipal, depois de o vereador do Ambiente, Correia Pinto, ter dado nota de uma nova descarga da refinaria para a praia, a 23 de agosto.

Neste sequência, Luísa Salgueiro revelou que irá reunir-se, na quarta-feira, com o ministro do Ambiente para lhe dar conta do seu desagrado com a ocorrência destas situações.

A situação, sublinhou, diz respeito a uma nova descarga ilegal na Praia das Salinas, proveniente da Refinaria da Petrogal, em Matosinhos, distrito do Porto, a 23 de agosto.

Na missiva, a presidente da câmara relata que a empresa que explora a fábrica já comunicou os resultados das análises pedidas a uma entidade externa que conclui que os hidrocarbonetos registados estão dentro dos parâmetros permitidos no âmbito da Licença Ambiental.

"Contudo, a partir do momento em que estas descargas acontecem com uma regularidade muito superior ao que seria natural, exige-se que sejam tomadas diligências com o objetivo estrito de salvaguardar a saúde pública das pessoas e a preservação ambiental do ecossistema natural marítimo", frisa.

Na carta, a autarca aproveita ainda para contestar junto da tutela os mecanismos de monitorização de qualidade do ar, nomeadamente a localização das estações de monitorização da qualidade do ar da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

"Os atuais equipamentos de medição mais próximos da refinaria encontram-se na Rua do Meco e na Rua da Seara, localizações que distam 1,5 e 2,7 quilómetros, respetivamente, do emissor mais poluente", concluiu.

SVF // LIL

usa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).