Covid-19: Feiras da Vandoma, Cerco e Pasteleira no Porto suspensas até final de setembro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 01 set 2020 (Lusa) -- A Câmara Municipal do Porto anunciou hoje que as feiras da Vandoma, do Cerco e da Pasteleira vão ficar suspensas até ao final de setembro e que a decisão só será revertida quando estiverem reunidas as condições de segurança.

Numa nota publicada no seu 'site', a autarquia avança hoje que as reabertura das três feiras municipais, prevista para sábado, fica "suspensa" e que a situação será reavaliada no final do mês de setembro.

"A situação será reavaliada nessa altura e só será revertida quando estiverem reunidas as condições de segurança e acautelamento da saúde pública que se impõem", lê-se na nota, que cita um despacho hoje assinado pelo presidente da autarquia, o independente Rui Moreira.

A decisão, assegura a câmara do Porto, teve por base um parecer técnico solicitado à Polícia Municipal, Fiscalização e Proteção Civil, que sublinha as "especificidades próprias destas feiras e a sua grande dimensão, bem como o regresso ao Estado de Contingência, decretado pelo Governo a partir do dia 15 de setembro".

Citado na nota, o presidente da câmara do Porto adianta que a realização destas feiras de grande dimensão exigem a "máxima prudência", acrescentando que no parecer técnico, os serviços envolvidos na reabertura das três feiras "manifestaram a sua preocupação, em virtude quer da dimensão das feiras e afluência de visitantes quer do exemplo exterior".

"Para prevenir uma proliferação significativa da pandemia e tendo em vista a proteção dos portuenses não se nos afigura -- com os dados que agora dispomos -- razoável a abertura das referidas feiras", refere Rui Moreira.

O autarca acrescenta ainda que o Estado de Contingência, anunciado pelo Governo, "implicará a tomada de medidas mais exigentes" no município do Porto "em prol de todos os portuenses" e de quem visita a cidade.

O despacho entra em vigor de imediato, sendo que a medida pode ser alterada ou modificada consoante a evolução da pandemia de covid-19 e de acordo com as determinações que venham a ser adotadas a nível nacional.

Portugal contabiliza pelo menos 1.824 mortos associados à covid-19 em 58.243 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS)

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. 

SPYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.