Covid-19: Arouca abre centro de testes próprio na quarta-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

Arouca, Aveiro, 01 set 2020 (Lusa) - A Câmara de Arouca está hoje a instalar junto ao seu edifício um centro próprio de rastreio à covid-19, que abre na quarta-feira para facilitar a realização de testes, evitando deslocações para o exterior do concelho.

A medida adotada por essa autarquia do distrito de Aveiro surge dias depois de um surto súbito de infeções pelo vírus SARS-CoV-2 ter aumentando o número de casos ativos no concelho, a maioria dos quais diagnosticados num lar residencial para seniores.

"Este espaço entrará em funcionamento esta quarta-feira para facilitar o acesso a quem tiver de realizar testes e evitar deslocações para fora do concelho, o que nunca envolve menos de 30 quilómetros e 30 minutos de viagem de carro até ao centro de rastreio mais próximo", revela fonte da autarquia.

A análise das colheitas ficará a cargo do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, que assegurará a divulgação do resultado dos exames "num prazo de 24 a 48 horas, consoante a gravidade de cada caso".

Segundo dados da Câmara Municipal de Arouca, nesse concelho com quase 330 quilómetros quadrados e 22.400 habitantes contavam-se hoje de manhã 148 casos ativos de infeção pela covid-19, o que perfaz um acumulado de 208 doentes desde o início da pandemia em Portugal.

No mesmo período, os óbitos registados no município devido ao SARS-CoV-2 foram seis, sendo que em internamento hospitalar estão atualmente quatro pessoas.

A maior parte das infeções detetadas a semana surgiu no Lar de Idosos de Santa Cruz de Alvarenga, onde estão já diagnosticados 67 casos positivos entre utentes e funcionários.

A segunda cadeia de transmissão foi registada no corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Arouca, onde, num universo de 80 operacionais, nove estão doentes e 30 em quarentena.

Os restantes afetados pelo novo coronavírus foram identificados em diferentes agregados familiares do território.

Portugal contabiliza pelo menos 1.824 mortos associados à covid-19 em 58.243 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

AYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.