Ensemble de Actores põe em cena comédia "Vivo Ama Morta" de Jacinto Lucas Pires

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 01 set 2020 (Lusa) -- A peça de teatro de Jacinto Lucas Pires "Vivo Ama Morta", que fala de "duas cegueiras" dos tempos atuais, "a doentia negação da morte" e o "excesso do politicamente" correto, estreia-se na sexta-feira, no Porto, em modo musical e cómico.

O anúncio foi feito pelo Ensemble - Sociedade de Actores, que põe em cena as questões levantadas pelo autor, de 04 a 09 de setembro, no auditório da Universidade Lusófona do Porto, com encenação e cenografia de Jorge Pinto

"Viva Ama Morto" conta a história de uma mulher que morre sozinha "ou quase sozinha".

Na folha de apresentação do espetáculo, a Ensemble explica que um enfermeiro assiste ao último suspiro daquela mulher e apaixona-se por ela, um amor a que a família da morta, entretanto aparecida, e as instituições, "que a querem despachar para o mundo dos mortos (hospital, funerária, igreja), e a sociedade não veem com bons olhos".

Segundo o texto, aquele é um "relacionamento fraturante" que retrata "duas cegueiras do nosso tempo: a doentia negação da morte e o excesso de politicamente correto".

Com "Viva Ama Morta", o Ensemble quer "falar [dessas questões] através de uma história e em modo musical e cómico", com personagens, intriga, ação, mas também muitas perguntas.

"A nossa crença na 'vitória do amor sobre a morte' poderá ser levada à letra, até às últimas consequências? A liberdade pessoal, valor máximo, inatacável, nas nossas sociedades, não terá limites? De tanto nos querermos proteger da tristeza, da doença e da perda, não estaremos a criar um mundo demasiado assético, indiferenciado e chato? E poderemos ser felizes de verdade, sem tocar na ferida da nossa mortalidade?", são questões a que a encenação coloca a partir da obra de Jacinto Lucas Pires.

A coreografia está a cargo de Sónia Cunha, com música de Sofia Fernandes e interpretação de Emília Silvestre, Daniel Silva, Sofia Fernandes, Diana Jorge, Deeogo Oliveira, Rafaela Silva, Francisco Lima e Patrícia Silva.

JCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.