Centenas de pessoas retiradas por acção policial em Chacao, Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 17 abr (Lusa) -- Centenas de pessoas foram retiradas de uma igreja e das ruas do centro de Chacao, leste de Caracas, na sequência de uma ação da polícia militar venezuelana que tentava conter ações de protesto nas imediações.

"A Polícia de Chacao está a retirar os paroquianos", anunciou na sua conta no Twitter o presidente da Câmara Municipal de Chacao, Ramón Muchacho, sublinhando que a polícia militar estava a lançar gás lacrimogéneo contra manifestantes em duas ruas das proximidades.

A ação policial teve lugar na noite de quarta-feira (madrugada de hoje em Lisboa), quando aproximadamente 3.000 pessoas participavam na procissão do Nazareno de São Paulo, uma festividade religiosa que tem lugar durante a Semana Santa e que representa Jesus Cristo, coroado com espinhos e com uma pesada cruz no ombro esquerdo, a caminho do calvário.

Segundo o coordenador de vigilância e transporte terrestre do município de Chacao, Juan Solano, não foi possível terminar a procissão, por questões de segurança.

Ainda em Caracas dezenas de estudantes participaram, quarta-feira, na marcha "descalços pela Venezuela" com a qual evocaram "a tradição de pagar promessas na Semana Santa" e também "pelo sofrimento e os problemas no país".

Nos pés os estudantes escreveram palavras como "SOS", "Venezuela", "paz", "amor", "liberdade" e "segurança", exibindo cartazes com mensagens como "perdoa as nossas ofensas, como também nós perdoamos aos que nos ofendem".

Alguns estudantes vestiram-se totalmente de roxo, colocaram máscaras antigás no rosto e, simulando ter uma coroa de espinhos na cabeça, marcharam com uma cruz nos ombros, pintada de amarelo, azul e vermelho, as cores da bandeira da Venezuela.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.