Covid-19: Itália ultrapassa barreira de mil novos casos diários

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 22 ago 2020 (Lusa) - Itália registou 1.071 casos de contágio pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior aumento diário desde maio, segundo um balanço do Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim do Ministério da Saúde italiano, entre sexta-feira e hoje houve também mais três mortes associadas à covid-19.

No total, desde o início da pandemia, em fevereiro, Itália contabiliza 258.136 casos de infeção por covid-19 e 35.430 mortes.

Em Lácio, região da capital Roma, registou-se um grande aumento de novos casos, 215 nas últimas 24 horas, quando na sexta-feira tinham sido reportados 137.

Este é um aumento recorde na região, menos afetadas durante o pico da epidemia, mas que tem registado um forte crescimento de casos ao longo do verão.

Segundo o conselheiro regional de saúde Alession D'Amato, 61% destes novos casos estão relacionados com o regresso de férias do estrangeiro, mas, sobretudo, com chegadas da ilha italiana da Sardenha (97 novos casos de infeção).

"Nunca tivemos tantos casos diários", disse, recordando que o anterior recorde de casos diários na região registou-se em 28 de março, com 208 contágios, no pico da epidemia.

O responsável adiantou que os novos casos são "fundamentalmente de jovens assintomáticos"

"Neste momento a preocupação não é o número de hospitalizados ou de doentes em cuidados intensivos, isso está controlado, mas temos que quebrar a cadeia de transmissão para que o vírus não se dissemine em ambiente familiar", advertiu.

A Lombardia é a segunda região com mais novos contágios diários (185), seguida de Veneto (160).

Segundo o relatório semanal sobre a evolução da pandemia do Instituto de Saúde Italiano, o país encontra-se numa "fase epidemiológica de transição, com tendência à deterioração progressiva", com um aumento constante de novos casos nas últimas três semanas.

No relatório é ainda referido que na semana entre 10 e 16 de agosto "constatou-se a transmissão generalizada do vírus em todo o território nacional o que, quando ocorrem condições favoráveis, provoca grande surtos".

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 800 mil mortos e infetou mais de 23 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.794 pessoas das 55.452 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

VAM // JPS

 Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.