Autarca de Ponte da Barca pediu mais meios aéreos ao MAI

| Norte
Porto Canal com Lusa

Ponte de Barca, Viana do Castelo, 08 ago 2020 (Lusa) -- O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu hoje ao ministro da Administração Interna o reforço de meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Lindoso, para impedir que as chamas atinjam a mata protegida de Cabriz.

Augusto Marinho falava à agência Lusa, junto ao posto de comando instalado na freguesia de Lindoso, logo após ter contactado Eduardo Cabrita para o alertar para a necessidade de travar o incêndio antes de chegar ao rio de Cabriz.

Segundo o autarca social-democrata, se o fogo ultrapassar o rio Cabriz, o incêndio ganhará envergadura e serão precisos vários dias para o apagar.

O presidente daquela Câmara do distrito de Viana do Castelo sublinhou que a intervenção de meios aéreos é fundamental numa zona de difíceis acessos como aquela.

Um incêndio está a lavrar em Lindoso, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, desde as 05:19.

O combate ao incêndio já foi marcado pela queda de um avião 'Canadair' e pela morte de um dos dois pilotos que seguia a bordo, estando o segundo piloto "em estado grave", segundo fonte da Proteção Civil.

O piloto, de nacionalidade portuguesa, de 65 anos, morreu no local, apesar das tentativas realizadas pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enquanto o segundo piloto, de nacionalidade espanhola e de 39 anos, foi assistido no local e transportado em "estado grave" para o Hospital de Viana do Castelo.

De acordo com a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 14:25 estavam a combater as chamas 132 operacionais, apoiados por 34 veículos e 11 meios aéreos portugueses e espanhóis.

ABC (JGS) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.