Elevados prejuízos agrícolas e florestais no incêndio de Torre de Moncorvo

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo indicou hoje que, numa primeira estimativa, a área ardida no incêndio que deflagrou na quinta-feira em Adeganha e Cardanha ultrapassa os mil hectares, tendo causado "elevados prejuízos agrícolas e florestais".

Atualizado 08-08-2020 12:22

"Numa primeira análise, estimamos que o fogo tenha destruído uma área de mato e floresta superior a mil hectares. Há elevados prejuízos no setor apícola e da cortiça e vamos de imediato fazer um levantamento da situação para podermos ajudar que quase tudo perdeu", concretizou Nuno Gonçalves à Lusa.

O autarca vincou que arderam vários armazéns nos Estevais, Cardanha e Adeganha, os quais tinham no seu interior alfaias agrícolas e outros utensílios ligados à lavoura, sendo importante fazer esse levantamento dos estragos, para depois ser comunicado ao mistério da Agricultura e outras entidades competentes.

"Temos de ajudar estas populações e agendar uma reunião com o ministério da Agricultura e outras entidades responsáveis, porque o incêndio limpou praticamente toda área afeta às aldeias de Estevais, Cardanha e Adeganha", vincou o autarca do distrito de Bragança.

Nuno Gonçalves indicou que o incêndio está dominado, mas têm havido vários reacendimentos devido às altas temperaturas que se fazem sentir na zona da Cardanha e Adeganha e "a preocupação das bombeiros e proteção civil está focada nesta situação adversa".

Segundo a Proteção Civil de Torre de Moncorvo, ao longo da tarde vai-se fazer o rescaldo da área ardida, "mas sempre atentos e eventuais reacendimentos".

O Comandante Operacional Distrital de Operações e Socorro (CODIS) de Bragança, João Noel Afonso, havia dito à Lusa que durante a tarde de quinta-feira viveram-se alguns momentos de aflição, tendo sido necessário reorganizar o dispositivo nas três aldeias para salvaguardar as populações.

O alerta para o incêndio na União de Freguesias de Adeganha e Cardanha foi dado às 14:41 de quinta-feira.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultada às 15:00, estam hoje empenhados no combate às chamas 132 bombeiros apoiados por 50 viaturas, e cinco meio aéreos e seis máquinas de rastos.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.