Reflorestação com 50 mil árvores poderá render 1,5 milhões de euros em Valença

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 15 abr (Lusa) - A Câmara de Valença plantou nos últimos quatro anos mais de 50 mil árvores, ação que, anunciou hoje fonte municipal, se estima vir a representar um retorno financeiro futuro superior a 1,5 milhões de euros.

Estas ações inserem-se na política municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e envolvem ainda limpeza de áreas florestais, beneficiação de caminhos, reflorestações e campanhas de sensibilização.

Nos últimos meses a autarquia procedeu à limpeza de 80 hectares de mato, em terrenos baldios, tendo criado faixas de proteção às explorações florestais e áreas residenciais.

Além disso, através dos serviços dos Sapadores Florestais, foram realizadas ações de reflorestação com a plantação de 18.050 árvores folhosas e resinosas, nomeadamente espécies autóctones como o medronheiro, o castanheiro, o pinheiro manso e bravo, o carvalho alvarinho, a azinheira, o freixo e o amieiro.

"Em quatro anos já foram plantadas mais de 50 mil árvores, 50% produzidos pelos serviços municipais. Em termos económicos, numa perspetiva de 30 anos, estas plantações podem trazer proveitos no valor de 1 milhão e 500 mil euros", disse ainda fonte do executivo municipal, liderado pelo social-democrata Jorge Mendes.

Ainda de acordo com a Câmara de Valença, as intervenções foram "planeadas rigorosamente", em termos das espécies selecionadas com das capacidades de resistência aos fogos florestais.

Estas ações, acrescentou a fonte, visam "valorizar" a floresta de Valença enquanto "recurso ambiental e económico" do concelho.

Nos últimos seis meses foram igualmente realizados trabalhos de manutenção e beneficiação da rede viária florestal do concelho, ao longo de cerca de 20 quilómetros, e em pontos de água.

A autarquia prevê ainda criar mais dois pontos de água de apoio aos meios aéreos e terrestres, sublinhando que os bombeiros veem estas ações, desenvolvidas pelos Sapadores Florestais em parceria com as juntas de freguesia e as comissões de baldios, como "importantes" para "atenuar os efeitos dos incêndios florestais".

PVJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.