Um milhão de euros para reforçar tratamento de água em Bragança

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 19 jun (Lusa) -- A Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro vai investir um milhão de euros para reforçar a capacidade da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Bragança, foi hoje publicado em Diário da República.

Os termos do concurso para a adjudicação da empreitada divulgados no diário oficial indicam que a obra terá um preço base de 1,1 milhões de euros com um prazo de execução de onze meses.

As empresas interessadas têm 33 dias para apresentar propostas para a empreitada que tem como objeto "o aumento da capacidade instalada e o prolongamento da vida útil da ETA", segundo os termos do concurso.

A ETA é uma das infraestruturas do sistema do Alto Sabor, a origem do abastecimento de água à população de Bragança, a partir da barragem da Serra Serrada.

Este concurso surge numa altura em que está prestes a iniciar-se a construção da segunda barragem, a de Veiguinhas, prevista há 35 anos e o único equipamento do projeto que continua por executar.

Veiguinhas esbarrou durante vários anos em sucessivos chumbos ambientais por se localizar no Parque Natural de Montesinho até que o atual Governo deu luz verde ao projeto, em 2012.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, presidiu, a 01 de junho, em Bragança, à cerimónia de entrega ao empreiteiro da obra que vai custar sete milhões de euros e tem um prazo de execução de 14 meses.

O contrato aguarda ainda isto do Tribunal de Contas.

O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, acredita que esta barragem será a solução para o problema da falta de água na cidade, criando um segunda reserva para evitar situações de escassez como as que obrigaram a recorrer a camiões cisterna para encher os depósitos em 2005, 2007 2 2011.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.