Governo garante financiamento de obra no porto da Figueira da Foz em 2021

| Política
Porto Canal com Lusa

Figueira da Foz, Coimbra, 29 jul 2020 (Lusa) - O ministério das Infraestruturas e da Habitação (MIH) garantiu hoje que a obra de intervenção estrutural no porto da Figueira da Foz, orçada em mais de 17 milhões de euros, terá financiamento disponível em 2021.

A intervenção de aprofundamento da barra, canal de acesso e bacia de manobras do Porto da Figueira da Foz, para passar a permitir o acesso de navios mercantes com maior calado e de maior dimensão face aos atuais, foi adiada para 2021, com a realocação dos fundos europeus do programa Compete2020 que lhe estavam destinados.

Numa nota escrita enviada à agência Lusa, o ministério liderado por Pedro Nuno Santos "reconhece a importância e necessidade do projeto em causa e isso mesmo foi transmitido ao Sr. Presidente de Câmara da Figueira da Foz e à comunidade portuária, bem como o compromisso de disponibilização do financiamento em 2021".

Na mesma nota, o MIH "confirma que um conjunto de projetos que não estavam ainda em fase de obra, entre eles o da Figueira da Foz, transitaram para o próximo quadro comunitário de apoio".

"A medida foi tomada na sequência da necessidade de realocação dos fundos ao Serviço Nacional de Saúde e à Escola Digital, para fazer face à situação provocada pela pandemia de covid-19", esclarece a tutela.

Os trabalhos de aprofundamento da barra, canal de acesso e bacia de manobras do Porto da Figueira da Foz, que incluem ainda o alargamento do cais comercial, demolição de dois antigos molhes interiores e deposição das areias dragadas nas praias a sul, foram anunciados em abril de 2019 pela então ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, para começarem nesse mesmo ano e terminarem em 2021.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.