Movimento Causa do Douro critica queda para as 102.000 pipas no vinho do Porto

Movimento Causa do Douro critica queda para as 102.000 pipas no vinho do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Movimento Causa do Douro (MCD) considerou hoje que fica "aquém das expectativas dos viticultores" o quantitativo de 102.000 pipas para produção de vinho do Porto nesta vindima, apontando que não existiu capacidade para defender o setor.

Tendo o quantitativo descido das 108.000 pipas em 2019 para as 102.000 em 2020, o movimento alerta ainda para a necessidade, agora, de garantir que o valor por pipa se mantenha pelo menos igual ao do ano passado.

Em causa está um quantitativo que inclui 92.000 pipas de mosto e 10.000 pipas para a reserva qualitativa e que ficou fixado quinta-feira pelo conselho interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Em comunicado enviado esta tarde à agência Lusa, o MCD considera que "num momento em que se exigia grande capacidade de negociação e uma estratégia incisiva do lado da produção, com uma posição bem definida e clara no sentido de assegurar o quantitativo de benefício do ano transato" a Federação Renovação do Douro e os representantes da produção no Conselho Interprofissional "não foram capazes de defender convenientemente os viticultores".

"Importa relembrar que desde cedo se levantaram as vozes mais atentas da região a reclamar que se deveria agir para manter dois grandes pilares económicos da região: manter o mesmo quantitativo de benefício do ano de 2019 e o mesmo valor por pipa", lê-se na nota.

O MCD lamenta que o quantitativo do ano passado não tenha sido mantido, uma vez que se estima que a Região Demarcada do Douro registe uma diminuição de 6.000 pipas face a 2019, mas alerta que o valor por pipa "pode ser salvaguardado".

"Queremos acreditar que os responsáveis do Conselho Interprofissional tenham em cima da mesa a devida atenção para o perigo que se avizinha, o preço por pipa tem de se manter igual ao do ano transato, pelo menos", defende o MCD.

O movimento aponta que o Ministério da Agricultura, com o qual se reuniu a 30 de junho, mostrou "abertura para reforçar o valor da reserva qualitativa de vinho do Porto", especificando que este "viria a ser estipulado em cinco milhões de euros", razão pela qual diz que seria "expectável que o conselho interprofissional fosse capaz de aproveitar este sinal para eliminar o diferencial da redução prevista para este ano".

Referindo-se à reunião com o gabinete de Maria do Céu Albuquerque, o MCD lembra que considerou de "elementar justiça a aplicação dos cerca de 10 milhões de euros cativos da Direção Geral do Tesouro / Ministério da Finanças, provenientes de taxas aplicadas pelo IVDP na RDD [Região Demarcada do Douro], sugerindo a mobilidade desse valor para um fundo de crise, gerido por uma estrutura de missão".

"O MCD considera que o valor que tem ficado cativo deverá ser um instrumento essencial para em breve se desenvolver um plano a médio prazo, com vista a aplicar alterações diversas e estruturais no setor que permitam estabilizar os rendimentos do setor vitivinícola", lê-se na nota do movimento que volta a reforçar a ideia de que os preços da pipa de vinho do Porto e DOC devem ser os mesmos praticados no ano transato, isto para "atenuar a redução do quantitativo de benefício deste ano".

O MCD apela ao "bom senso e justiça" do conselho interprofissional, apontando que em causa está "uma possível catástrofe social e económica para o lado dos viticultores durienses".

"É necessário equilibrar a balança e atenuar a vulnerabilidade dos viticultores que inclusivamente já têm traçada pelo Comunicado de Vindima uma quebra expressiva, à qual se juntam os elevados custos de produção deste ano e a baixa produtividade esperada para esta vindima", termina.

Na sexta-feira também a Associação de Viticultores Profissionais do Douro (Prodouro) considerou que ficou "claramente aquém" a fixação do quantitativo de 102.000 pipas para produção de vinho do Porto nesta vindima.

A Região Demarcada do Douro vai transformar um total de 102.000 pipas (550 litros cada) de mosto em vinho do Porto nesta vindima, uma diminuição de 6.000 pipas face a 2019 e que reflete as quebras de vendas ocorridas no mercado nacional e internacional devido à pandemia de covid-19.

O acordo negociado em Lisboa com a ministra da Agricultura antes da reunião do interprofissional permitiu desbloquear cinco milhões para financiar a reserva qualitativa de 10.000 pipas o que permitiu alcançar as 102.000 pipas finais de benefício em 2020.

Para a Prodouro, este é um "número positivo" porque a "figura do bloqueio" vai funcionar como "almofada" para atenuar os efeitos da crise, no entanto, frisou que "não é" o valor "desejável" para a região "porque fica claramente aquém" das expetativas devido às dificuldades sentidas no Douro e porque "ficaram em Lisboa outros cinco milhões de euros que podiam ter sido reivindicados para financiar o diferencial de 6.000 pipas perdido em 2020".

A região tem pedido insistentemente ao Governo a descativação do saldo de gerência existente no IVDP no valor de cerca de 10 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.