Quase 700 mil euros para recuperar Paço com 500 anos em Arcos de Valdevez

| Norte
Porto Canal / Agências

Arcos de Valdevez, 14 abr (Lusa) - A reabilitação do Paço de Giela, um monumento nacional com mais de 500 anos, vai custar quase 700 mil euros e só estará concluída em 2015, disse hoje à Lusa fonte do município de Arcos de Valdevez.

Trata-se de um espaço em situação de ruína há vários anos, apesar de ser um dos mais importantes monumentos do concelho.

Entretanto, a Câmara de Arcos de Valdevez acaba de adjudicar, por 687 mil euros, a empreitada do Parque Urbano do Paço de Giela, que consiste nomeadamente na "reabilitação do conjunto histórico edificado".

De acordo com fonte daquele município, os trabalhos deverão estar concluídos dentro de 450 dias, sendo a obra comparticipada com fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte.

A obra visa "consolidar e reabilitar" aquele conjunto histórico, classificado como monumento nacional desde 1910, dotando-o de valências culturais e de promoção turística.

"É um monumento nacional mas está em risco de ruína há muitos anos. Esta intervenção permitirá recuperar e consolidar a estrutura, instalando no torreão uma exposição, com conteúdos interativos, sobre a história do edifício e do concelho, entre outras funções", explicou fonte municipal.

Segundo informação do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (Igespar), o "conjunto apalaçado" de Giela constitui "um dos mais interessantes exemplos de habitação nobre em meio rural" da Idade Média em Portugal.

Alguns historiadores atribuem as primeiras obras no local ao período "anterior à nacionalidade", enquanto o Igespar admite que a construção da torre principal e mais simbólica do espaço, terá acontecido no século XV.

"Uma das suas características mais marcantes [da torre] é o facto de não possuir quaisquer aberturas, à exceção de uma janela que encima o portal e uma fresta do lado Norte, circunstância que lhe confere uma solidez militar verdadeiramente impressionante", lê-se na informação daquele instituto.

A reabilitação deste conjunto histórico insere-se num projeto mais alargado para aquela área, constituída pelos edifícios classificados e uma quinta envolvente com 22 hectares, propriedade municipal, denominado de Parque Urbano do Paço de Giela.

Nesta fase avança a intervenção de reabilitação e consolidação, que além do Paço envolve um conjunto de casas na envolvente.

PVJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.