Escarpa do Reservatório dos Congregados no Porto em obras até ao final do mês

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 jul 2020 (Lusa) - As obras de reforço da escarpa do Reservatório dos Congregados, na Rua da Alegria, no Porto, arrancam até ao final do mês, corrigindo o desprendimento de pedras verificadas no talude rochoso daquele equipamento, informou hoje a câmara municipal.

Em resposta por escrito à Lusa, a autarquia liderada pelo independente Rui Moreira explicou a razão pelo qual o passeio contíguo à estrutura está, há já algum tempo, vedado à circulação.

"O passeio foi suprimido, por prevenção e de modo a salvaguardar a segurança dos peões, na sequência de um pequeno desprendimento de pedras oriundas do talude rochoso do Reservatório dos Congregados, que confina com a Rua da Alegria", começou por responder a autarquia.

E prosseguiu: "o local onde aconteceu este desprendimento pertence à Águas do Porto, EM que procedeu a algumas ações de prevenção, como a limpeza da vegetação que pudesse estar a provocar alguma instabilidade nos elementos rochosos, e retirada de alguns destes elementos mais instáveis".

Todavia, assegura o município, a intervenção na base do reservatório não vai ficar por aí, informando que após "visitas técnicas ao local por especialistas da área aquando da elaboração do projeto de execução da estabilização, para a empreitada de reabilitação e reforço da escarpa" foi definido que esta "irá arrancar até ao final deste mês".

JFO/VSYM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.