Covid-19: Irão anuncia novo recorde com 200 mortos em 24 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 07 jul 2020 (Lusa) -- As autoridades iranianas anunciaram hoje um novo recorde de mortes ligadas ao novo coronavírus, o terceiro em menos de 10 dias, com 200 mortos em 24 horas.

"Infelizmente, nas últimas 24 horas perdemos 200 dos nossos compatriotas, o que eleva o número total de vítimas (da covid-19) a 11.931", indicou na televisão estatal Sima Sadat Lari, porta-voz do Ministério da Saúde.

O anterior recorde, de domingo, era de 163 mortos num dia.

O Irão enfrenta há várias semanas um aumento do número de infetados e de mortes.

"O aumento do número de mortos é muito doloroso para todos nós", lamentou Lari, adiantando ser "o resultado" do comportamento e ações dos cidadãos.

O Irão, que declarou os seus primeiros casos do novo coronavírus em fevereiro, é o mais afetado pela pandemia no Médio Oriente.

A porta-voz anunciou ainda 2.637 infetados nas últimas 24 horas, fazendo aumentar o número de casos no país para os 245.688.

Lari insistiu no facto de o número de doentes ter aumentado acentuadamente numa cidade, que não nomeou, "onde a população organizou cinco dezenas de cerimónias de casamentos recentemente"

As autoridades alertaram repetidamente contra o que consideram a falta de cuidado da população no respeito pelos procedimentos sanitários.

"Levem sempre uma máscara quando saírem", insistiu Lari.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan (China), já provocou mais de 535 mil mortos e infetou mais de 11,52 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo um balanço da agência France-Presse.

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.