PSD/Aveiro esclarece que empréstimo do BPN foi para a sede e está a ser pago

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 09 abr (Lusa) - A Comissão Política Distrital do PSD de Aveiro esclareceu hoje que o empréstimo bancário concedido pelo BPN se destinou à compra da sede, imóvel dado em garantia para o financiamento.

Num "esclarecimento" enviado à Lusa, a distrital do PSD salienta que "foram os responsáveis da comissão política distrital do PSD/Aveiro que, no cumprimento mais escrupuloso da transparência e da legalidade, reportaram a todas as entidades competentes o empréstimo bancário que havia sido contraído junto da instituição bancária BPN".

Frisando que "o recurso a empréstimos bancários pelos partidos políticos é uma prática comum", a distrital de Aveiro do PSD esclarece que o empréstimo contraído em 2001 "destinou-se à aquisição da sede, cujo imóvel foi dado como garantia do financiamento".

Segundo aquele órgão distrital, o partido tem vindo a amortizar esse empréstimo e os juros correspondentes: "a comissão política distrital do PSD/Aveiro, no âmbito das suas responsabilidades, encontra-se, em termos legais e contratuais, a amortizar tal empréstimo e respetivos juros".

O PSD de Aveiro aproveita para lamentar que o BPN, "depois de nacionalizado em 2008, pelo anterior governo, tenha falhado no ano de 2009 o dever de reportar às entidades competentes a informação devida".

O Correio da Manhã noticiou hoje que o BPN emprestou dinheiro à distrital do PSD de Aveiro, que Oliveira e Costa chegou a liderar, mas omitiu esse financiamento, que os sociais-democratas inscreveram nas suas contas.

O acórdão do Tribunal Constitucional sobre as contas de 2009 dos partidos políticos faz alusão ao facto, já que o PSD mencionou o montante de 93 810 euros na estrutura de Aveiro, relativo ao empréstimo contratualizado, que não estava evidenciado no saldo de empréstimos do Banco.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.