Complexo mineiro de Boticas classificado como Sítio de Interesse Público

Complexo mineiro de Boticas classificado como Sítio de Interesse Público
| Norte
Porto Canal

O complexo mineiro do Vale Superior do Rio Terva, de Boticas, no distrito de Vila Real, foi classificado como Sítio de Interesse Público, nos termos de uma portaria publicada hoje em Diário da República.

A classificação do monumento é justificada pela sua "grandiosidade", estado de conservação e características "únicas de autenticidade, originalidade e monumentalidade".

"Este conjunto constitui um dos mais importantes complexos mineiros antigos nacionais e uma estrutura notável no âmbito dos processos de indústria extrativa da Antiguidade, afirmando-se pela tipologia da exploração, pela amplitude e pela qualidade do seu enquadramento e envolvente paisagística", lê-se no despacho.

Tendo em conta a necessidade de manter o sítio como "testemunho de vivências" foi delimitada uma zona especial de proteção (ZEP) para "salvaguardá-lo".

No local, e com um investimento de um milhão de euros, cofinanciados por fundos comunitários, a autarquia tem um projeto para a construção de um parque arqueológico.

O Parque Arqueológico do Vale do Terva tem uma área de 58 quilómetros quadrados e engloba cinco aldeias medievais do concelho - Ardãos, Bobadela, Nogueira, Sapelos e Sapiãos - num total de 2.300 habitantes.

Além do complexo mineiro, o parque tem identificados 232 aves, répteis e peixes e 487 espécies de flores e plantas.

A Câmara de Boticas está a estudar a possibilidade de conciliar a construção do parque arqueológico com a exploração de ouro pedida por uma multinacional canadiana, num valor estimado de 2,5 mil milhões de euros.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.