ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

Covid-19: BE acusa Universidade do Minho de cobrar residências fechadas

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 22 jun 2020 (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) acusou a Universidade do Minho de continuar a cobrar as mensalidades do alojamento dos estudantes nas residências universitárias, apesar de estas estarem encerradas desde março devido à pandemia de covid-19.

Em pergunta dirigida ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o BE refere que a manutenção dos pagamentos "pode provocar problemas financeiros" aos agregados familiares dos estudantes não bolseiros, "uma vez que alguns deles tiveram quebras de rendimento significativas na sequência dos impactos da pandemia, como despedimentos e reduções salariais por motivos de 'lay-off' das empresas".

Para o Bloco, a universidade "deveria encontrar soluções que permitissem minimizar os impactos económicos nos estudantes que se encontrem no domicílio, nomeadamente através da suspensão da cobrança dos valores relativos ao alojamento nas residências universitárias".

Por isso, o BE pergunta ao ministro se considera a cobrança "aceitável" e se pondera intervir diretamente para resolver o problema, se a universidade não recuar na sua decisão.

Contactada pela Lusa, a reitoria da Universidade do Minho escusou-se a fazer qualquer comentário, alegando que quer esclarecer, em primeiro lugar, o ministro do Ensino Superior.

VCP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Morreu condutor do veículo ligeiro envolvido em colisão na EN 222 em Vila Nova de Gaia

O homem que hoje sofreu ferimentos graves numa colisão entre uma viatura ligeira e um pesado de mercadorias na Estrada Nacional 222 (EN 222) em Avintes, em Gaia, acabou por morrer no local, disse fonte dos Bombeiros Sapadores.

GNR de Braga está a proibir o acesso às praias que se encontram lotadas

A Guarda Nacional Republicana de Braga foi chamada a controlar a lotação de várias prais fluviais do distrito, neste domingo, nomeadamenta nas praias fluviais do Faial, Ponte do Bico e Adaúfe, no concelho de Vila Verde, e está esta segunda-feira a cortar as estradas de acesso a várias destas praias fluviais.

(em atualização)

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.