Covid-19: Controlo nos aeroportos da Madeira vai continuar - Governo Regional

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 19 jun 2020 (Lusa) - O secretário regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, disse hoje que a região "não pode afrouxar" no combate à covid-19, pelo que o controlo à chegada aos aeroportos do arquipélago vai continuar.

O arquipélago da Madeira tem 91 casos de covid-19, 89 dos quais recuperados e dois de infeção ativos, um dos quais surgiu na quinta-feira, depois de 42 dias sem registos de novas infeções.

"Nesta nova fase [abertura dos aeroportos a partir de 01 de julho] não podemos abrandar, temos que continuar com a estratégia de testar à chegada ao aeroporto da Madeira e Porto Santo porque é aquela que nos permite manter em segurança toda a saúde pública na Região Autónoma da Madeira", alertou o secretário regional na videoconferência semanal sobre a situação epidemiológica da covid-19 no arquipélago.

Pedro Ramos salientou que o "maior papel" da população é ser agente de saúde pública e procurar que os outros o façam também, respeitando as regras básicas ditadas para esta situação.

O uso da máscara, o distanciamento social, a utilização de equipamentos de proteção sempre que for necessário, a higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória, a higiene ambiental como a limpeza e a desinfeção das superfícies, a auto monitorização dos sintomas e a abstenção ao local de trabalho caso surgem sintomas suscetíveis de ser covid-19 são "para continuarem a ser respeitados".

"Não podemos abrandar, temos de continuar com a estratégia para esta nova fase que é a abertura dos aeroportos (...) porque vai continuar a proteger a população e a desenvolver a economia", disse.

Por seu lado, a vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde - IASAÚDE, Bruna Gouveia, confirmou haver "dois casos de infeção ativos que se encontram em confinamento numa unidade hoteleira, tratando-se de um residente no concelho da Câmara de Lobos e outro em Santa Cruz que permanecem com sintomas ligeiros".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 454 mil mortos e infetou mais de 8,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.527 pessoas das 38.464 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

EC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.