Covid-19: PS/Açores viabiliza protesto contra manutenção de voos da TAP no pico da pandemia

| País
Porto Canal com Lusa

Horta, Açores, 18 jun 2020 (Lusa) - O parlamento dos Açores aprovou hoje um protesto contra a "imposição política" de manter voos para a região no pico da pandemia de covid-19, com os socialistas locais a reconhecerem uma "diferença" de posição face ao Governo da República.

"Quero saudar todos os partidos que votam favoravelmente este voto, porque demonstraram patriotismo autonómico e que estão na defesa dos Açores, e isso é que me interessa considerar", disse Paulo Estêvão, deputado único do PPM, que apresentou na Assembleia Legislativa Regional o voto de protesto aprovado hoje de forma unânime.

O voto aprovado manifesta oposição à "imposição política, por parte do Governo da República e do Presidente da República, dos voos da TAP entre o território continental e os Açores no auge da pandemia da doença covid-19, colocando assim em risco a população açoriana".

A Ryanair e a SATA suspenderam as operações entre o continente e a região, mas a TAP manteve sempre ligações, embora em menor número do que o habitual, entre Lisboa e São Miguel e entre Lisboa e a ilha Terceira.

Pelo PS, o deputado José San-Bento reconheceu que a "diferença" de opiniões com a República "foi ultrapassada pelas circunstâncias, mas não foi esquecida".

Apesar desta divergência, os governos centrais que "melhor servem as regiões autónomas" são os socialistas, defendeu o parlamentar.

"Não podemos deixar que uma exceção possa afetar a regra. E a regra é de um bom relacionamento e de governos da República do PS que apoiam sempre os Açores", disse.

Os Açores não registam atualmente qualquer caso positivo de covid-19, depois de somarem 16 mortes devido à doença.

A transportadora aérea SATA retomou na segunda-feira as ligações entre o continente português e as ilhas de São Miguel e Terceira, deixando a TAP de ser a única companhia a fazer ligações para o arquipélago no atual cenário de pandemia.

A Ryanair deve retomar a sua operação para os Açores também este mês.

PPF // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).