Reitores reclamam proposta de vagas no ensino superior idêntica à de 2012

| País
Porto Canal / Agências

Braga, 08 abr (Lusa) - O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, defendeu hoje que a proposta de vagas para o ensino superior para o próximo ano letivo deveria sair "rapidamente" e ser idêntica à de 2012.

"Era muito importante que esse despacho saísse o mais rapidamente possível, porque não queremos que volte a acontecer a mesma coisa [de 2013], que se chegue a junho e as famílias continuem ansiosas em relação às opções que os seus filhos ou familiares vão fazer", referiu António Rendas.

António Rendas falava na Universidade do Minho, numa conferência de imprensa integrada num encontro que reúne responsáveis de três dezenas de academias de Portugal e Espanha.

O presidente do CRUP criticou ainda o facto de, em 2013, se terem utilizado "critérios pedagógicos e de empregabilidade que não eram devidamente fundamentados".

"É muito importante que não se repitam os erros do ano passado", reiterou.

Disse que a posição do CRUP "é de abertura", mas sublinhou que aquele conselho está "muito alinhado" com a oferta curricular apresentada a concurso nacional de acesso há dois anos.

Rendas lamentou ainda que, por causa da crise, as universidades portuguesas e espanholas estejam a "perder muito tempo" nas negociações com os respetivos governos para "viabilizarem o seu funcionamento".

"É, na realidade, muito lamentável o tempo que passamos a discutir artigos da lei. Esse tempo deveria ser utilizado para que as universidades pudessem ter vias verdes para poderem negociar, entre si e com os seus governos, projetos e financiamentos que estão disponíveis no espaço europeu", referiu.

O presidente da Conferência de Reitores das Universidades Espanholas (CRUE), Manuel López Pérez, defendeu que os sistemas universitários português e espanhol devem "dar as mãos", apresentando-se como "um sistema universitário ibérico".

VCP// GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).