PSP e INEM em campanha de sensibilização de motociclistas no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 08 abr (Lusa) -- A PSP e o INEM levaram hoje a cabo uma ação conjunta na praça da República, no Porto, com o objetivo de alertar os motociclistas para os perigos e incentivar o uso do Cartão de Emergência do Motociclista.

Segundo o comissário Ricardo Matos, da PSP, a ação visa fiscalizar os motociclistas que passarem pela praça da República, bem como na rua de Camões, além de os "alertar para os perigos inerentes à condução deste tipo de veículos, nomeadamente no caso de acidente ou queda".

O INEM participa nesta operação para cooperar com a PSP na sensibilização, bem como para incentivar ao uso do Cartão de Emergência do Motociclista, um cartão com informações sobre o condutor da mota em questão, que é colocado no interior do capacete, entre o forro e o casco, sendo que os motociclistas devem colocar dois autocolantes no exterior do capacete, para que, na eventualidade de um acidente, as forças de emergência possam identificar a existência do cartão no interior.

O INEM informou os condutores fiscalizados pela PSP da existência do cartão, que é gratuito e está disponível para impressão na Internet, sendo que os motociclistas tinham a possibilidade de preencher um e colocar os autocolantes, no caso de não o terem.

O cartão inclui um número de emergência, para o qual as forças devem ligar em caso de assistência, além do historial médico do condutor, algo que segundo o coordenador do Serviço de Ambulâncias de Emergência do Norte, do INEM, Fernando Rodrigues, "pode fazer a diferença" numa situação em que o motociclista precise de assistência médica de urgência, para o condutor e para a capacidade das forças de intervenção.

"Tenho conhecimento de situações em que o cartão foi importante" disse, realçando que as forças de segurança "têm acesso a dados que se podem revelar determinantes", já que o motociclista, em muitos casos, viaja sozinho, sendo que "num acidente grave, em que perca a consciência, o cartão é a única maneira para as equipas de emergência terem informações".

Fernando Rodrigues afirmou que o cartão "não teve o impacto" desejado pelo INEM, apesar de ter havido uma adesão "considerável" aquando do lançamento, algo que "diminuiu com o tempo".

SZF/JGJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Relação do Porto condena vogal e diretor de empresa municipal da Maia por peculato

O Tribunal da Relação do Porto condenou um vogal no conselho de administração e um diretor-delegado de uma empresa municipal da Maia a penas suspensas por peculato, adiantou esta sexta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Paços de Ferreira fecha uma dezena de espaços públicos incluindo Citânia de Sanfins

A Proteção Civil de Paços de Ferreira encerrou os parques de lazer, circuitos de manutenção, zonas florestais, bem como a Citânia de Sanfins e o Monte do Pilar, num total de 10 espaços públicos, informou fonte da autarquia.

Hotel encerra em Gaia após inundação no piso -1

O coordenador municipal da Proteção Civil de Vila Nova de Gaia contou esta sexta-feira que o rio Douro galgou as margens em várias zonas do concelho, tendo um hotel encerrado devido a uma inundação no piso -1.