Piscinas inovadoras nascem de projeto da engenharia de Coimbra e de empresa de Ourém

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 11 jun 2020 (Lusa) - Uma piscina inovadora foi criada pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e pela Vigobloco, de Ourém, anunciou o instituto, que destaca as características eco e termo-eficientes da solução que recorre a módulos pré-fabricados com materiais híbridos.

De acordo com o ISEC, que desenvolveu a tecnologia aplicada pela empresa de Ourém, o projeto "MC-Pool: Modular Concrete Pool" beneficia ainda do facto de permitir a produção de piscinas "a baixo custo" e de instalação rápida com recurso a pouca mão-de-obra.

"Conseguimos conciliar a rapidez de execução e o baixo custo com as preocupações em melhorar o comportamento térmico e em reduzir o impacto ambiental do produto final", afirma Ricardo do Carmo, investigador e docente do ISEC envolvido no projeto.

As piscinas modulares revelam-se "eco-eficientes" devido à pré-fabricação numa solução híbrida de betão reforçado com fibras e betão com agregados leves, que permite "menor dosagem de cimento", reduzindo a pegada ecológica.

"Em comparação com as piscinas tradicionais de betão, esta solução permite aumentar a durabilidade das paredes estruturais e conservar de forma mais eficiente a temperatura da água", acrescenta.

A solução de construção é a mesma que está presente, por exemplo, na extensão do aeroporto de Orly, em França, obra também executada pela Vigobloco.

A facilidade de transporte dos módulos criados no âmbito do projeto "MC-Pool", desde a fábrica até ao local de obra, permite "forte potencial de exportação", sublinha o comunicado.

Filipe Saraiva, responsável da empresa de Ourém, realça que "a redução do desperdício de materiais e a facilidade em produzir peças iguais" torna estas piscinas modulares "muito competitivas comercialmente no mercado europeu, especialmente em Espanha e França".

 

MLE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.