Ministro da Saúde está a trabalhar em concurso para especialidades "em falta"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 07 abril (Lusa) - O ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou hoje que quer ver especialidades que estão "em falta" nos hospitais portugueses a serem alvo de um "concurso", destacando a anestesiologia que "deve acompanhar a qualidade dos blocos operatórios" nacionais.

"A anestesiologia é uma prioridade para nós, porque sem ela não funcionam os blocos operatórios. Há uma grande capacidade dos hospitais públicos e uma grande qualidade de cirurgiões e por vezes falta alguém da equipa de anestesistas", disse Paulo Macedo.

O ministro falava de novos concursos para a área da Saúde, tendo admitido que existem "especialidades hospitalares com falta de profissionais", entre as quais a anestesiologia e a radioterapia.

"Vamos começar a trabalhar num concurso para as especialidades em que temos especialmente falta. Temos, ao longo dos anos, especialidades em que nunca tivemos o número suficiente de médicos", referiu o ministro da Saúde.

Paulo Macedo falava aos jornalistas à margem de uma cerimónia de homenagem aos Bombeiros de Portugal que decorreu, esta tarde, no Hospital da Prelada, no Porto, com a participação, também, do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que garantiu estar "atento" à necessidade de "acautelar" a operacionalidade nesta área.

"Estamos a fazer tudo o que podemos para reforçar as componentes da formação [de bombeiros]. Esperemos que uma parte importante do dispositivo tenha os equipamentos de proteção individual mais modernos e mais eficazes este ano", referiu Miguel Macedo.

Já durante a cerimónia, o ministro da Administração Interna vincou o exemplo "extraordinário de entrega aos valores de solidariedade" dos bombeiros e a "qualidade humana" dos profissionais de saúde que foram chamados a prestar auxilio nos incêndios do verão passado.

Paulo Macedo também elogiou os profissionais da Prelada, assim como de outras unidades de saúde que receberam e trataram vítimas de incêndios, nomeadamente nos meses de verão, um período ao qual o ministro da Saúde chamou de "situação de exceção", pelo número de casos de morte de bombeiros.

Hoje a Santa Casa de Misericórdia do Porto (SCMP) aproveitou para entregar uma medalha a Vítor Ribeiro, bombeiro da corporação de voluntários de Miranda do Douro, o único sobrevivente de um total de quatro bombeiros internados no último verão na Prelada após incêndios.

O provedor da SCMP, António Tavares, e o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, usaram palavras como "gratidão" e "saudade" para descrever a classe humanitária hoje homenageada.

A comitiva pode visitar a Unidade de Queimados do Hospital da Prelada que conta, de acordo com os responsáveis, com seis camas monitorizadas, registando uma média de cem doentes por ano.

PYT // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.