Mupis das ruas do Porto com 48 obras de 24 artistas a partir de 25 de junho

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 09 jun 2020 (Lusa) -- A exposição "Poético ou Político?" vai estar patente a partir de 25 de junho nas ruas da cidade do Porto, com 24 artistas e 48 obras, no âmbito do projeto Mupi Gallery, foi hoje anunciado.

"O projeto Mupi Gallery, a galeria contemporânea que ocupa o 'foyer' da sala de espetáculos do Maus Hábitos, sai de portas a 25 de junho, ocupando a rede de Mupis. A exposição 'Poético ou Político?', com a curadoria de João Baeta, organizada pela Saco Azul e pelo Maus Hábitos, numa coprodução com a Câmara Municipal do Porto, fica em exibição a partir de 25 de junho em diversos pontos da cidade", referem os organizadores, em comunicado.

Concebido em 2015, acrescenta o comunicado, "o projeto tem acolhido uma vasta programação, recebendo e desafiando artistas nacionais e internacionais a ocuparem um tríptico de Mupis retroiluminado comummente utilizado para a publicidade".

Para esta exposição "Poético ou Político?", a primeira de uma série de quatro atos, são convidados os artistas António Caramelo, António Olaio, Carla Castiajo, Carolina Grilo Santos, Carmo Azeredo & André Covas, Cristina Regadas, Diana Carvalho, Fabrizio Matos, Horácio Frutuoso, Isaque Pinheiro, Israel Pimenta, João Fonte Santa, João Gigante, José Maçãs de Carvalho, Luísa Abreu, Maria Trabulo, Max Fernandes, ±MAISMENOS±, Paulo Mendes, Pedro Magalhães, Pedro Tudela, Reis Valdrez, Sara & André e Susana Chiocca.

"Ao trazer duas obras de cada artista para o espaço público e para dispositivos utilizados pela publicidade, os 'MUPIs', com a sua escala humana, a exposição pretende confrontar e interpelar aqueles que passam diante deste equipamento que tem a sua função alterada. Uma presença que por existir no espaço sensível que é o espaço público, pode revelar as coincidências existente entre o fazer poético e a ação política", sublinha o comunicado.

A segunda data deste ciclo está prevista para outubro deste ano, e terá curadoria de Tales Frei.

JGS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.