Mupis das ruas do Porto com 48 obras de 24 artistas a partir de 25 de junho

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 09 jun 2020 (Lusa) -- A exposição "Poético ou Político?" vai estar patente a partir de 25 de junho nas ruas da cidade do Porto, com 24 artistas e 48 obras, no âmbito do projeto Mupi Gallery, foi hoje anunciado.

"O projeto Mupi Gallery, a galeria contemporânea que ocupa o 'foyer' da sala de espetáculos do Maus Hábitos, sai de portas a 25 de junho, ocupando a rede de Mupis. A exposição 'Poético ou Político?', com a curadoria de João Baeta, organizada pela Saco Azul e pelo Maus Hábitos, numa coprodução com a Câmara Municipal do Porto, fica em exibição a partir de 25 de junho em diversos pontos da cidade", referem os organizadores, em comunicado.

Concebido em 2015, acrescenta o comunicado, "o projeto tem acolhido uma vasta programação, recebendo e desafiando artistas nacionais e internacionais a ocuparem um tríptico de Mupis retroiluminado comummente utilizado para a publicidade".

Para esta exposição "Poético ou Político?", a primeira de uma série de quatro atos, são convidados os artistas António Caramelo, António Olaio, Carla Castiajo, Carolina Grilo Santos, Carmo Azeredo & André Covas, Cristina Regadas, Diana Carvalho, Fabrizio Matos, Horácio Frutuoso, Isaque Pinheiro, Israel Pimenta, João Fonte Santa, João Gigante, José Maçãs de Carvalho, Luísa Abreu, Maria Trabulo, Max Fernandes, ±MAISMENOS±, Paulo Mendes, Pedro Magalhães, Pedro Tudela, Reis Valdrez, Sara & André e Susana Chiocca.

"Ao trazer duas obras de cada artista para o espaço público e para dispositivos utilizados pela publicidade, os 'MUPIs', com a sua escala humana, a exposição pretende confrontar e interpelar aqueles que passam diante deste equipamento que tem a sua função alterada. Uma presença que por existir no espaço sensível que é o espaço público, pode revelar as coincidências existente entre o fazer poético e a ação política", sublinha o comunicado.

A segunda data deste ciclo está prevista para outubro deste ano, e terá curadoria de Tales Frei.

JGS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“O Chega excede-se em alguns comentários”. O que diz a opinião pública sobre o cancelamento do partido

O Facebook restringiu algumas ações da página do partido Chega para os próximo 10 anos, uma ação que foi motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.