Pinto da Costa culpa João Paulo Rebelo pelo clima de violência vivido no futebol

| Desporto
Porto Canal

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, afirma que o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, os organismos públicos criados para supervisionar a violência no Desporto e alguns comentadores de futebol "são responsáveis" pelo clima de violência vivido dentro e fora do futeboi.

Para o Presidente dos azuis e brancos é claro que o Secretário de Estado quando é confrontado para falar em assuntos que visam o SL Benfica simplesmente "não fala". Mas não só João Paulo Rebelo foi salientado na entrevista de Pinto da Costa ao Porto Canal, nesta segunda feira à noite, também os organismos públicos que deveriam supervisionar a violência no desporto e não o fazem, e também um leque de comentadores de futebol que "tentam branquear o mau comportamento" no desporto quando o principal responsável é o SL Benfica.

Quanto ao futebol dos azuis e brancos o Presidente portista afirma que "o treinador do FC Porto para o próximo ano será Sérgio Conceição" demonstrando o desejo de renovar com o técnico por mais anos. Já sobre a equipa não esconde que o clube está "sujeito ao mercado" no que toca a manter jogadores, dando o exemplo da renovação do contrato de Tomás Esteves, que aumenta a cláusula de rescisão para os 40 milhões de euros, e que o futuro não passará apenas pela aposta pela formação, deixando a certeza que se tiver que ir ao mercado estrangeiro para reforçar a equipa o fará. 

Sobre a reunião da Liga, nesta segunda-feira, à tarde, o dirigente salienta o apoio a Pedro Proença, que "transformou uma Liga falida numa Liga que agora ajuda financeiramente clubes da Segunda Liga", e que durante a reunião "não existiu constestação" ao que o ex-árbitro apresentou para o presente e futuro. O nome de Luís Duque também esteve em cima da mesa da entrevista e o Presidente afirma que "seria uma aberração" o dirigente voltar à Liga.

Já o tema Cláudia Santos, que encabeça a lista de Fernando Gomes para para o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol, é algo que Pinto da Costa diz que não compreeende, e que este tipo de atos deveriam ser geridos com "cuidado" para que não existam "situações estranhas".

O recém reeleito Presidente do FC Porto não deixou de comentar as eleições do passado fim-de-semana, onde venceu com 68,65% dos votos, e diz que ficou "feliz pelo sucesso" do ato eleitoral e que tem "respeito por todos os sócios que foram votar" tendo o voto sido na sua lista ou não. Sobre Matos Fernandes, o Presidente da Assembleia Geral, que vai cessar funções, Pinto da Costa vai propor que este seja elevado a Presidente Honorário do clube.

Jorge Nuno Pinto da Costa não deixou de dizer a Luís Filipe Vieira que "quem não sabe do que fala, corre o risco de dizer asneiras", visto que Vieira comentou que Rui Moreira teve influência na colocação da Cidade do Futebol do FC Porto em Matosinhos, algo que o Presidente dos azuis e brancos negou.

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.